10 de Janeiro de 2025

Portada » Concorrência na TV por assinatura no México

Concorrência na TV por assinatura no México

8 enero, 2025
Portugués
Concorrência na TV por assinatura no México

A concorrência na TV por assinatura no México ocorre principalmente entre o Grupo Televisa, Megacable-MCM, Dish-MVS e Grupo Salinas.

No México, o número de acessos de TV paga foi de 23,4 milhões em 2023, uma queda de 4,8% em relação ao ano anterior.

Esse número significa que havia 61 acessos para cada 100 domicílios.

TV por assinatura no México

Em primeiro lugar, o Grupo Televisa reduziu sua participação de mercado de 62,6% em 2013 para 55,2% em 2023. Esse indicador é calculado com relação ao número de acessos ao serviço de TV por assinatura.

Em seguida, a Megacable-MCM aumentou sua participação de 15,8% para 25,7% na mesma década.

Em terceiro lugar, ficou a Dish-MSV, que reduziu sua participação de 16,4% para 5,3%.

Por fim, o Grupo Salinas conseguiu aumentar sua participação de mercado de 0,8 para 10,9%.

Mercado mexicano

A Constituição mexicana concede ao Judiciário Federal o poder de conduzir revisões judiciais. Isso inclui o poder de declarar leis inconstitucionais. Em 14 de fevereiro de 2019, a Suprema Corte emitiu sua primeira declaração geral de inconstitucionalidade. Nessa decisão, ela derrubou uma disposição da Lei Federal de Telecomunicações e Radiodifusão. De acordo com a Corte, a multa mínima de 1% da renda tributável das concessionárias e licenciadas de rádio e televisão por violações não previstas na lei era excessiva.

Além disso, o governo mexicano permite até 100% de investimento estrangeiro direto em telecomunicações e comunicação via satélite, incluindo televisão a cabo. Ele também autoriza até 49% de investimento estrangeiro em radiodifusão. Entretanto, esse último está sujeito a acordos de reciprocidade entre o México e o país de origem do investidor ou operador.

Por outro lado, a Lei Federal de Telecomunicações e Radiodifusão busca expandir o acesso a esses serviços. Ela também busca eliminar ou reduzir determinados encargos cobrados pelas operadoras de celular, como os encargos de longa distância. Por fim, o Sistema Público de Radiodifusão do Estado Mexicano garante acesso constante aos serviços de radiodifusão em todos os estados. Essa entidade pública é descentralizada e opera para o benefício da população.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]