11 de Janeiro de 2025

Portada » Conteúdo dos EUA na GM, Ford e Stellantis no México

Conteúdo dos EUA na GM, Ford e Stellantis no México

10 enero, 2025
Portugués
Conteúdo dos EUA na GM, Ford e Stellantis no México

O governo mexicano especificou o conteúdo dos EUA na produção de carros no México para a General Motors (GM), Ford Motor e Stellantis.

Como pano de fundo, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que planeja impor tarifas sobre as importações de produtos para os Estados Unidos, incluindo o México como origem.

Conteúdo dos EUA

Marcelo Ebrard, Secretário de Economia, falou sobre essa questão no seminário Perspectivas Econômicas 2025, organizado pelo ITAM na Cidade do México na sexta-feira.

Ebrard disse que 35% do conteúdo dos veículos montados no México é de origem norte-americana. Ao mesmo tempo, 40,7% das exportações automotivas são de conteúdo nacional. 

“A GM, a Stellantis e a Ford são as que têm o maior peso relativo para as exportações do México, mas também as que estão sujeitas à maior concorrência no mundo hoje”, disse Ebrard.

Ele acrescentou: “Em outras palavras, tem sido um grande negócio que explica por que essas empresas conseguiram sobreviver. E agora vamos entrar em um cenário de maior concorrência para essas empresas, em que qualquer alteração que se faça em seus custos relativos será uma desvantagem estratégica para os Estados Unidos.

Produção automotiva

Em 2024, o México produziu 3 milhões 989 mil veículos leves, um aumento de 5,6% em relação ao ano anterior.

Abaixo está a produção no México das três empresas mencionadas, em milhares de unidades, de acordo com dados da Inegi:

  • General Motors: 889 (+23,0 por cento, taxa anual).
  • Ford Motor: 387 (+5,9%).
  • Stellantis: 419 (-10,3 por cento).

Donald Trump

Nos Estados Unidos, as eleições presidenciais foram realizadas em 5 de novembro de 2024. Na eleição, Trump, o candidato do Partido Republicano, foi eleito presidente.

Em 25 de novembro de 2024, Trump fez um anúncio importante. Ele anunciou que planeja impor uma tarifa de 25% sobre todos os produtos provenientes do Canadá e do México. Além disso, ele propôs uma tarifa adicional de 10% sobre os produtos da China. Essas medidas entrariam em vigor em 20 de janeiro de 2025. De acordo com Trump, essa decisão responde às preocupações com a imigração ilegal e o tráfico de drogas. Ele também afirmou que essas questões afetam a segurança das fronteiras e exigem ação imediata.

No entanto, o impacto dessas tarifas permanece incerto. Por sua vez, Sheinbaum expressou sua disposição para o diálogo e a cooperação. Ela também expressou sua abertura para trabalhar nessas questões e buscar acordos para resolver a situação tarifária.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]