Os Estados Unidos querem mais conteúdo mexicano nas exportações do México, disse Raquel Buenrostro, Secretária de Economia do México.
A autoridade explicou que o México tem sido bem-sucedido em aumentar suas vendas externas de produtos acabados.
Conteúdo nacional nas vendas externas do México
Mas ela observou que o México não aproveitou seu potencial para aumentar o valor do conteúdo nacional em suas exportações.
“É do interesse dos EUA ter mais conteúdo mexicano em nossas exportações. É algo que eles nos informam nas negociações binacionais”, disse Buenrostro em uma entrevista publicada na segunda-feira pelo El Economista.
Considerando as duas últimas décadas, de acordo com dados do Inegi, a participação do conteúdo nacional das exportações globais na produção manufatureira global caiu de um pico de 44,1% em 2015 para 40,8% em 2022, os últimos dados disponíveis do Inegi.
Conteúdo mexicano nas exportações do México
Aqui está a tendência desse indicador, chamado de Valor Agregado Global de Exportação de Manufatura (GMAV):
- 2015: 44.1
- 2016: 42.3
- 2017: 40.6
- 2018: 40.8
- 2019: 40.8
- 2020: 40.3
- 2021: 40.8
- 2022: 40.8
Incentivos
O Ministério da Economia promoveu o desenvolvimento de cadeias de valor com conteúdo nacional nos setores de eletroeletrônicos, semicondutores, automotivo, eletromobilidade, dispositivos médicos e agronegócios.
Conclusão: Buenrostro enfatizou que o México precisa aumentar os incentivos para promover mais conteúdo nacional nas exportações de produtos e serviços.
O México está diante de uma oportunidade histórica. Essa situação se deve à guerra comercial entre os EUA e a China, bem como à tendência de realocação, conhecida como nearshoring.
Portanto, é fundamental que o país incorpore mais valor agregado em suas exportações.
O atual governo do México comunicou planos para substituir a produção de determinados insumos e componentes que atualmente são importados.
Em geral, os setores de manufatura desempenham um papel vital. Elas são grandes geradoras de emprego. Também proporcionam estabilidade social nas comunidades onde operam.
Por outro lado, atuam como pontos de convivência e oferecem oportunidades de desenvolvimento profissional. Geram empregos indiretos e divisas. Além disso, fornecem recursos fiscais e contribuem para a disponibilidade de serviços de saúde na sociedade.