8 de Setembro de 2024

EnglishFrançaisPortuguêsEspañol
Portada » Controlos das exporta??es dos EUA

Controlos das exportações dos EUA

19 julio, 2024
Portugués
Controlos das exportações dos EUA

Os Estados Unidos aumentaram significativamente os controlos das exportações por razões de segurança nacional e de política externa.

Fazem-no também para evitar a proliferação de armas.

Estes controlos baseiam-se em regulamentos que restringem a exportação de determinados produtos, serviços e tecnologias.

De acordo com a Onto Innovation, nos últimos anos, o governo dos EUA alargou consideravelmente os controlos das exportações de determinadas tecnologias e produtos para determinados mercados. 

Este facto tem-se verificado, em particular, nas exportações de semicondutores e outras tecnologias avançadas para a China.

Por exemplo, o Departamento de Comércio dos EUA impôs controlos sobre a transferência de certos produtos e tecnologias para “utilizadores finais militares” na China. 

Além disso, existem restrições à transferência de produtos para determinadas empresas, como a Huawei Technologies Co., Ltd. e as suas filiais.

Controlos das exportações

Mais recentemente, em 2022, o Departamento de Comércio impôs novos controlos à exportação nas indústrias chinesas de semicondutores, computação avançada e fabrico de supercomputadores. 

Também em 2022, o Departamento de Comércio acrescentou várias empresas na China à Lista Não Verificada e à Lista de Entidades do Regulamento de Administração das Exportações (EAR). 

Entre estas empresas encontra-se a Yangtze Memory Technologies Co., Ltd (YMTC). 

Em outubro de 2023, o Departamento de Comércio reviu e alargou os controlos das exportações de 2022.

Armas nucleares

Os Estados Unidos, em muitos casos, cooperam com outros países para limitar a exportação de artigos de defesa e de dupla utilização. 

Esta cooperação ajuda a evitar a proliferação de armas nucleares, químicas e biológicas e de tecnologias conexas. 

A Lei de Reforma do Controlo das Exportações de 2018 é fundamental para controlar estes e outros produtos de utilização militar menos sensíveis.

Os controlos das exportações abrangem igualmente os países que enfrentam sanções económicas dos EUA. 

Durante o período em análise, o sistema de controlo das exportações sofreu várias alterações. 

Por exemplo, estes ajustamentos incluem o controlo de munições, bens e tecnologias de dupla utilização, tecnologia de mísseis e sanções e embargos a determinados países ou entidades. 

Entre abril de 2020 e junho de 2021, foram impostas restrições temporárias à exportação de determinados recursos médicos e de saúde essenciais devido à pandemia de COVID-19.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]