A Nacional Financiera (Nafin), um banco de desenvolvimento criado em 1934, oferece crédito às mulheres empresárias no México através de produtos financeiros específicos.
O banco opera sob a tutela do Ministério das Finanças e do Crédito Público (SHCP) e está a integrar a dimensão do género nos produtos de crédito, a fim de ajudar as mulheres empresárias a desenvolverem as suas empresas.
Especificamente, o Nafin introduziu dois produtos financeiros destinados a mulheres empresárias: Mujeres Empresarias e Mujeres Régimen de Incorporación Fiscal (RIF)-Crezcamos Juntas.
Ambos oferecem empréstimos em condições preferenciais para promover o crescimento e a competitividade das pequenas e médias empresas detidas por mulheres.
Por um lado, o Mujeres Empresarias oferece às empresas detidas por mulheres até 5 milhões de pesos para a aquisição de capital de exploração e de activos fixos.
De acordo com informações do governo mexicano, não são exigidas garantias para empréstimos até 2,5 milhões de pesos.
Por outro lado, o Mujeres RIF-Crezcamos Juntas destina-se a mulheres registadas no RIF e oferece empréstimos até 300 000 pesos para a aquisição de fundo de maneio e activos fixos.
Ambos os produtos têm cobertura nacional.
Mulheres empresárias
Entre 2015 e 2021, foram concedidos 20.234 empréstimos num montante total de 26.184 milhões de pesos.
Dos empréstimos concedidos, 16 152 destinaram-se a empresas lideradas por mulheres.
Um dos desafios na introdução destes produtos financeiros foi a aceitação destes produtos pelos bancos comerciais.
Para resolver este problema, os bancos participantes foram sensibilizados para a necessidade de produtos financeiros diferenciados para as mulheres empresárias e foram utilizadas estatísticas específicas.
Os factores de sucesso mais importantes foram a vontade política que tornou possível a coordenação das instituições nacionais; a criação de novas parcerias entre agências nacionais e bancos privados; e a existência de instituições locais bem estabelecidas, incluindo bancos comerciais.
PME
Em 10 de março de 2022, o Ministério do Turismo, a Nafin e o Banco Nacional de Comercio Exterior (Bancomext) lançaram uma nova fase do programa de financiamento, que dará às PME acesso a financiamento através de uma rede de intermediários financeiros da Bancomext e da Nafin que apoiam o capital de exploração, a aquisição de activos fixos e as melhorias tecnológicas e ambientais.