22 de Janeiro de 2025

Portada » Declara??o Integrada de Importa??o no Canad?

Declaração Integrada de Importação no Canadá

20 junio, 2024
Portugués
Declaração Integrada de Importação no Canadá

A Declaração Integrada de Importação (DII) é utilizada em 90,8% dos casos de autorização de saída de mercadorias importadas para o Canadá

No Canadá, a Canadian Border Services Agency (CBSA) é responsável pela aplicação da legislação aduaneira e informa os operadores das alterações propostas às suas políticas e procedimentos através de avisos aduaneiros. 

As informações contidas nos avisos aduaneiros e que servem de referência são incorporadas em memorandos departamentais, também designados D-memos, que estão organizados em 23 categorias. 

Declaração Integrada de Importação

A CBSA emite decisões antecipadas sobre a classificação pautal, a avaliação e a origem (com o consentimento do requerente) e oferece cinco opções de apresentação de pedidos para obter a libertação de mercadorias importadas do controlo aduaneiro, incluindo a IID, uma das opções de serviço disponíveis ao abrigo da iniciativa Janela Única do Canadá (SWI). 

O IID exige a apresentação de dados sobre:

  • Impostos e direitos.
  • Classificação pautal.
  • Identificação do importador e do exportador.
  • Descrição e valor das mercadorias.
  • Condições de venda e condições de entrega.
  • País de origem e destino final.
  • Certificados e licenças.

Opções

A SWI permite que os importadores ou os prestadores de serviços aduaneiros apresentem todas as informações e documentos de importação exigidos pela CBSA e por nove outros departamentos e agências governamentais participantes (PGA), que representam 38 programas governamentais. 

O número de PGA que participam na SWI não se alterou nos últimos cinco anos e, de acordo com as autoridades, não há planos para o fazer.

Os dados fornecidos pelas autoridades para o período de janeiro a dezembro de 2023 mostram que a IID é, de longe, a opção de serviço de libertação mais utilizada, com 90,8% das libertações, seguida da PARS com 4,8%, da RMD com 1%, da CSA com 3,2% e do formulário B3-3 com o restante. 

Nos últimos cinco anos, a CBSA tomou medidas para racionalizar os seus sistemas electrónicos para obter a autorização de saída de mercadorias. 

Mais especificamente, em agosto de 2020, a CBSA retirou duas opções de serviço de autorização de saída antigas que tinham apoiado três programas AMP e substituiu-as pelo IID.

O IID é agora o único sistema eletrónico para obter a autorização de saída de mercadorias ao abrigo destes três programas.

 

[themoneytizer id="51423-6"]