24 de Novembro de 2024

Portada » D?ficit comercial do Jap?o: importa??es de petr?leo e exporta??es de autom?veis

Déficit comercial do Japão: importações de petróleo e exportações de automóveis

13 junio, 2023
Portugués
El déficit comercial de Japón: importaciones de petróleo y exportaciones de autos. Japan's trade deficit: oil imports and car exports. Déficit commercial du Japon : importations de pétrole et exportations de voitures. Déficit comercial do Japão: importações de petróleo e exportações de automóveis.

O Japão registrou um déficit comercial de 19,966 bilhões de ienes em 2022, devido ao aumento das importações de petróleo e carvão, parcialmente compensado pelo aumento das exportações de automóveis e combustíveis minerais, de acordo com o Ministério das Finanças.

Entretanto, as possíveis interrupções no comércio internacional decorrentes do conflito entre a Rússia e a Ucrânia sobre as exportações, as importações e a balança comercial geral são altamente incertas.

Naturalmente, o Japão é uma das principais nações comerciais do mundo, ocupando o quinto lugar depois da China, Estados Unidos, Alemanha e Holanda em exportações de mercadorias e o quinto depois dos Estados Unidos, China, Alemanha e Holanda em importações de mercadorias entre os países membros do Fundo Monetário Internacional (FMI) em 2022.

Em 2021, o Japão teve um déficit comercial de 1,784 trilhão de ienes devido a um aumento nas importações, incluindo petróleo bruto e metais não ferrosos, que foi parcialmente compensado por um aumento nas exportações, incluindo aço e autopeças.

Déficit comercial

Recentemente, a economia global foi afetada pela atividade militar em larga escala da Rússia contra a Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022, e pelas sanções econômicas relacionadas impostas a determinadas entidades e indivíduos russos por muitos países importantes.

Em particular, os mercados financeiros e de commodities sofreram uma volatilidade significativa e os preços da energia subiram acentuadamente, principalmente devido a preocupações com interrupções no fornecimento de petróleo e gás natural.

Impulsionada, em parte, pelo aumento dos preços da energia e das commodities, houve uma tendência inflacionária significativa nos preços ao consumidor em muitas das principais economias, inclusive no Japão, e as autoridades monetárias de algumas delas endureceram a política monetária em resposta a essa tendência.

Dependendo da evolução do conflito e das sanções econômicas adicionais impostas à Rússia, bem como do impacto da inflação e da evolução da política monetária, as condições econômicas no Japão e no mundo podem ser afetadas negativamente por um período incerto.

 

Redacción Opportimes

[themoneytizer id="51423-6"]