O presidente dos EUA, Donald Trump, escolheu na terça-feira Jamieson Greer como chefe do USTR (US Trade Representative).
Jamieson Greer é pouco conhecido fora de Washington e ocupará um cargo importante para as ações anunciadas por Trump sobre a imposição de tarifas.
Ele é um ex-advogado da Força Aérea e agora atua como litigante comercial. Atualmente, ele tem 44 anos de idade. Ele também tem um relacionamento próximo com Robert Lighthizer, que atuou como representante comercial da Casa Branca durante o primeiro mandato de Trump.
O Congresso e o presidente dos EUA delegaram muitas funções comerciais ao USTR e a outros departamentos e agências do Poder Executivo. Os sistemas interinstitucionais e consultivos liderados pelo USTR apoiam suas funções comerciais.
Jamieson Greer
No último dia de sua mais recente campanha eleitoral, Trump prometeu impor uma tarifa de 60% sobre todas as importações da China e ameaçou impor uma tarifa de 25% sobre as importações do México, caso a Presidente Claudia Sheimbaum não detenha o que ele chamou de “inundação de criminosos e drogas” nos Estados Unidos.
Na terça-feira, Trump disse que em seu primeiro dia como presidente, 20 de janeiro, ele imporia uma tarifa de 25% sobre todos os produtos importados do México e do Canadá, e uma tarifa adicional de 10% sobre os produtos originários da China, citando preocupações com a imigração ilegal e o comércio ilícito de drogas.
Poderes
Se confirmado, Jamieson Greer será um funcionário de nível de gabinete no Gabinete Executivo do Presidente e atuará como o principal assessor do Presidente em política comercial, o principal negociador comercial dos EUA e o chefe do processo de coordenação de política comercial entre agências.
Jamieson Greer também administrará as leis dos EUA para combater práticas “injustas” de comércio exterior (por exemplo, a “Seção 301”) e programas de preferência comercial para países em desenvolvimento.
Ao criar e elevar o cargo de USTR, o Congresso teve como objetivo equilibrar os interesses conflitantes entre a política interna e externa dos EUA, os órgãos relacionados ao comércio e as partes interessadas nacionais.