A Comissão Federal de Eletricidade (CFE) está participando do desenvolvimento do Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec, no México, por meio das três atividades a seguir.
Em primeiro lugar, o projeto transistêmico criaria um corredor multimodal interoceânico modernizado e aprimorado que ofereceria uma alternativa ao Canal do Panamá para o transporte marítimo no sentido norte e pós-Panamax.
Como parte desse projeto, o governo mexicano pretende modernizar a ferrovia do Istmo de Tehuantepec; expandir a capacidade de manuseio e armazenamento de carga nos portos de Coatzacoalcos, em Veracruz, e Salina Cruz, em Oaxaca; ampliar a rodovia transistêmica de duas para quatro pistas; modernizar os aeroportos de Minatitlan e Ixtepec; estabelecer uma conexão de telecomunicações de fibra óptica e conectividade de dados/celular; e construir um gasoduto para uso comercial e privado.
Por um lado, a CFE participou dos processos de consulta e consentimento livre, prévio e informado com povos e comunidades indígenas e afro-mexicanos, realizados entre 2019 e 2020, nos quais as comunidades consultadas solicitaram, entre outras coisas, que a CFE atendesse a 211 solicitações para realizar obras e melhorias na rede de distribuição.
De acordo com a CFE, essas solicitações são atendidas por diversas áreas da própria empresa, representando um investimento estimado até o momento de 1.125 milhões de pesos.
Eletricidade
Por outro lado, a CFE está preparando projetos executivos e modelos de contrato para o desenvolvimento das obras de infraestrutura elétrica necessárias para fornecer energia aos quatro primeiros de um total de 10 Polos de Desenvolvimento para o Bem-Estar (Podebis) que o governo federal planeja desenvolver na região do Istmo de Tehuantepec (Veracruz e Oaxaca).
Até o momento, a CFE estimou um orçamento de 1.063 milhões de pesos para a execução desses quatro pacotes iniciais de obras.
A CFE está aguardando a contratação de seus serviços para a execução desses projetos.
Finalmente, em outubro de 2022, a CFE formalizou um acordo com a Administração do Sistema Portuário Nacional para realizar engenharia, contratação de obras e supervisão de duas obras para cruzar os trilhos da Ferrovia Istmo de Tehuantepec com linhas de transmissão de alta tensão, localizadas dentro do Porto de Coatzacoalcos, Veracruz, a fim de manter as distâncias de segurança entre as duas infraestruturas.
A CFE está desenvolvendo a engenharia necessária, estimando o início dos trabalhos em maio de 2023, com um investimento de 20,13 milhões de pesos.