A Heartland Express afirmou que o sector dos transportes rodoviários de mercadorias tem enfrentado uma escassez de condutores qualificados na América do Norte.
A concorrência por motoristas qualificados continuou a ser um desafio em 2022 e espera-se que continue a ser um desafio no futuro devido ao número decrescente de motoristas qualificados no sector.
No entanto, a Heartland Express relata que a disponibilidade de condutores começou a mudar no final de 2022 e continuou em 2023, em resultado da mudança dos ambientes económicos e de transporte de mercadorias, e a Heartland Express acredita que certos condutores passaram de transportadoras mais pequenas e menos estáveis financeiramente para transportadoras mais estáveis financeiramente e de contratantes independentes para condutores de empresas.
Embora tenha havido um aumento da circulação de motoristas entre empresas do sector, o problema da escassez de motoristas no sector continua.
Consequentemente, a escassez de condutores no sector exigiu, e pode continuar a exigir, que as empresas gastem mais dinheiro para atrair e manter os condutores de camiões e os proprietários-operadores.
Por exemplo, a Ryder System indicou que está a registar custos laborais mais elevados devido aos desafios da escassez de mão de obra em todos os seus segmentos de negócio.
Escassez de condutores
A Heartland Express explora continuamente novas estratégias para atrair e reter condutores qualificados, tendo em conta a evolução das condições e exigências do mercado.
A empresa contrata a maioria dos seus motoristas com, pelo menos, seis meses de experiência na estrada e um registo de condução seguro.
Além disso, o programa de formação de motoristas da empresa constitui uma fonte adicional de potenciais futuros motoristas profissionais.
Para atrair e reter condutores experientes que compreendam a importância do serviço ao cliente, a Heartland Express procurou solidificar a sua posição como líder do sector em termos de remuneração dos condutores nos mercados em que opera e pelos serviços que presta.
O cumprimento e a aplicação das iniciativas incluídas no programa CSA implementado pela FMCSA e os regulamentos adoptados pelo Departamento de Comércio relacionados com o tempo de trabalho dos condutores, a segurança e a aptidão física podem reduzir ainda mais a disponibilidade de condutores qualificados.
Para além disso, tal como a maioria na sua indústria, a Ryder System sofre de uma elevada taxa de rotatividade de condutores, especialmente no que diz respeito aos condutores de empresas.
Entretanto, no que respeita aos condutores proprietários-operadores, devido à ausência de contratos de serviço pessoais a longo prazo, estes podem rapidamente pôr termo às suas relações comerciais com a empresa.