No encerramento do primeiro trimestre de 2023, os estímulos fiscais destinados a diferentes regiões do México totalizaram 28,326 bilhões de pesos, informou o Ministério das Finanças e Crédito Público (SHCP).
Esse valor é 7,809 bilhões de pesos a mais, o que equivale a um aumento em termos reais de 19,8% em comparação com o mesmo período de 2021.
Também é maior em 4.092 milhões de pesos ou, em termos reais, 8,8% em comparação com o mesmo período de 2022.
Padrón de beneficiarios de los estímulos fiscales. Cierre a marzo 2023.
Como resultado da entrada em vigor dos decretos de incentivo fiscal para a fronteira norte em 2019 e para a fronteira sul em 2021, foram estabelecidos os seguintes incentivos: um crédito fiscal equivalente a um terço do ISR causado no ano ou nos pagamentos provisórios, e um crédito fiscal igual a 50% da taxa de IVA de 16% que é aplicada diretamente.
Por outro lado, o Decreto da Zona Franca de Chetumal concede como incentivo fiscal o Imposto Geral de Importação e a Taxa de Processamento Aduaneiro.
Estímulos fiscais
As empresas localizadas na localidade de Chetumal, situada no município de Othón P. Blanco, no Estado de Quintana Roo, poderão desfrutar dos seguintes benefícios:
- Isenção tarifária de 100% do imposto geral de importação sobre diferentes mercadorias em operações de importação definitiva para a região ou no reenvio dessas mercadorias para o restante do território nacional.
- Obtenção de um crédito equivalente a 100% do Direito de Processamento Aduaneiro (DTA), que normalmente é 0,008 do valor aduaneiro das mercadorias importadas. Isso também se aplica às importações definitivas para a região ou à reexpedição delas para o restante do território nacional, de acordo com o artigo 49 da Lei Federal de Direitos.
Esses incentivos fiscais podem ser usados por empresas da região que tenham feito a solicitação correspondente ao Ministério da Economia e tenham cumprido os requisitos de forma satisfatória.
No final de março deste ano, 175.579 contribuintes receberam os benefícios na fronteira norte, enquanto 10.932 foram beneficiados na fronteira sul.
O SAT implementou permanentemente os programas «Verificação da conformidade com os requisitos para aplicar o incentivo fiscal do IVA na região da fronteira norte ou sul» e «Verificação em tempo real para a região da fronteira norte ou sul», para verificar se os contribuintes cumprem os requisitos necessários para evitar abusos na aplicação desses incentivos.