A Fresnillo plc efectua exploração mineira internacional no Peru e no Chile, com progressos significativos e planos para continuar em 2024.
Ao fazê-lo, a empresa está a procurar e a avaliar depósitos de cobre e ouro em países fora da sua principal base de operações no México.
Por um lado, destaca-se o projeto de cobre-ouro-molibdénio de Racaycocha, no Peru, onde se quantificou um recurso potencial de interesse médio na continuidade do depósito e se realizaram novas perfurações no final do ano, cujos resultados de ensaio estão pendentes.
Além disso, foram preparados dois prospectos adicionais para perfuração a iniciar em 2024.
Exploração mineira internacional
Além disso, a Fresnillo plc está a realizar uma segunda campanha de perfuração paramétrica no projeto de cobre-ouro de Yastai, no Chile, que expandiu significativamente a mineralização definida na primeira campanha e adquiriu concessões adicionais que aumentaram significativamente o potencial do projeto, e a perfuração subsequente será realizada em alvos adjacentes durante 2024.
Em Racaycocha, um recurso potencial de interesse médio foi quantificado em 2023 na zona de Pucajirca na continuidade do depósito.
Dois outros prospectos, Pucapampa e Santa Cruz, foram também preparados com planos de perfuração para 2024.
No projeto de cobre e ouro de Yastai, no Chile, foi concluída a segunda campanha de perfuração paramétrica de 9.850 metros, expandindo significativamente a mineralização definida na primeira campanha.
De salientar que foi assegurada uma nova propriedade mineral nas porções adjacentes, o que expande o potencial deste projeto e justifica a continuação do trabalho de exploração.
Os preparativos para perfurar vários alvos adjacentes nas extensões do depósito serão efectuados durante os primeiros meses de 2024 e espera-se que as licenças de exploração para prováveis novos alvos sejam obtidas nos últimos meses do ano.
Ouro e prata
Na exploração da Fresnillo plc, centrada nas suas minas e projectos de ouro e prata, a perfuração diminuiu ligeiramente em 2% em comparação com 2022, com um total de 933.185 metros perfurados.
Deste total, 92% foi concentrado em alvos brownfields dentro das minas em funcionamento e em alvos periféricos.
O maior volume de perfuração foi no distrito de Fresnillo, com 45% do total, seguido pelos distritos de San Julián e Herradura, com 19% e 17%, respetivamente.