A percentagem das exportações da indústria transformadora no total das exportações de produtos do México foi de 90,37% em novembro passado, o seu nível mais elevado desde outubro de 2020, de acordo com dados do Banco do México.
Globalmente, o México ocupa o 13º lugar entre os maiores exportadores de produtos, considerando as estatísticas de 2022.
Em 2023, o México deslocou a China como o maior exportador de bens para os Estados Unidos, que é, por sua vez, o maior importador mundial de bens.
Para o mundo inteiro, as exportações mexicanas de mercadorias totalizaram 543.762 milhões de dólares nos primeiros 11 meses de 2023, um aumento de 2,9 por cento em relação ao ano anterior.
Indústria transformadora
O México tem uma indústria transformadora robusta e é um grande exportador de produtos manufacturados a nível mundial.
As principais exportações mexicanas incluem automóveis e peças para automóveis, telefones e computadores, equipamento e aparelhos médicos, tomates e abacates, cerveja e tequila, petróleo, ouro e prata.
De acordo com um relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC), os objectivos da política comercial do México consistem em promover o comércio externo, defender os seus interesses comerciais e negociar, aplicar e administrar acordos comerciais. A utilização do comércio como instrumento para reduzir a pobreza e as desigualdades socioeconómicas não produziu os resultados esperados devido à concentração excessiva das actividades de exportação em determinados bens produzidos num número limitado de regiões do país.
Estratégia comercial
A fim de promover a diversificação das exportações, um dos objectivos da política comercial consiste em atrair investimentos para sectores e regiões que, historicamente, têm tido uma baixa participação nas exportações e em continuar a maximizar os benefícios concedidos ao abrigo dos programas de incentivo existentes, nomeadamente os regimes de promoção das exportações.
No âmbito da sua estratégia comercial, o México promove igualmente o empoderamento das mulheres.
O alcance da política comercial dependerá igualmente do desenvolvimento de infra-estruturas de transporte e de logística adequadas.
A percentagem mais elevada de exportações de produtos manufacturados no total das exportações de mercadorias do México ocorreu em setembro de 1998, quando este indicador foi de 91,84%.
O México tem uma localização geográfica estratégica, partilhando fronteiras com os Estados Unidos a norte e sendo uma porta de entrada para a América Latina. Este facto contribuiu para o seu papel como um importante participante no comércio internacional.