15 de Janeiro de 2025

Portada » Exportações de automóveis: recorde no México

Exportações de automóveis: recorde no México

31 agosto, 2023
Portugués
Exportaciones automotrices: récord en México. Automotive exports: record in Mexico. Exportations automobiles : record au Mexique. Exportações automotivas: registro no México.

As exportações de automóveis do México registaram um recorde histórico de janeiro a julho de 2023, com 105,355 mil milhões de dólares, de acordo com dados do Inegi.

Estas vendas tiveram um aumento anual de 17 por cento e, se comparadas com 2019, o ano anterior à pandemia de Covid-19, aumentaram 23,9 por cento.

As exportações do sector automóvel representaram 31 por cento do total das vendas externas de produtos do México.

Quais são as características desta indústria no país? O México tem uma importante indústria mineira e metalúrgica, tem empresas locais como a Metalsa, Vitro, Katcon, Rassini, Nemak, Sisamex e KUO, tem os custos de produção mais baixos da América do Norte, tem uma mão de obra qualificada e opera uma extensa rede de acordos comerciais.

No panorama global, o volume de produção de veículos ligeiros foi de 42,5 milhões de unidades no primeiro semestre de 2023, um aumento de 11% em comparação com o primeiro semestre de 2022, de acordo com dados da S&P Global Mobility.

Como parte disso, quase 8 milhões de unidades foram produzidas na América do Norte, um aumento de 12% em relação ao ano anterior.

Exportações de automóveis

Na região, a empresa canadiana de peças para automóveis Magna International, com operações extensas no México, refere que depende da subcontratação por parte dos OEM.

A extensão desta subcontratação depende de vários factores, incluindo: o custo, a qualidade e a pontualidade da produção subcontratada em relação à produção interna de um OEM; o grau de capacidade não utilizada nas instalações de um OEM; e os acordos de negociação colectiva e as relações laborais entre os OEM e os sindicatos.

Atualmente, os fabricantes europeus e chineses têm excesso de capacidade de montagem de veículos.

Além disso, uma vez que os veículos eléctricos têm menos componentes do que os veículos com motor de combustão interna, alguns OEMs podem subcontratar a produção de determinados componentes ou sistemas para manter os níveis de emprego comprometidos em acordos de negociação colectiva e/ou em relação a incentivos governamentais.

No primeiro semestre de 2023, as exportações mexicanas de automóveis de passageiros foram de 26,267 mil milhões de dólares, um crescimento de 14,6% em termos homólogos.

Ao mesmo tempo, as exportações mexicanas de veículos de mercadorias totalizaram 18,210 bilhões de dólares, um aumento de 6,1% em relação ao ano anterior.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]