23 de Novembro de 2024

Portada » Exporta??es de petr?leo: EUA e Canad? batem recordes

Exportações de petróleo: EUA e Canadá batem recordes

2 mayo, 2023
Portugués
Exportaciones petroleras: Estados Unidos y Canadá baten récord. Oil exports: United States and Canada break records. Exportations de pétrole : les États-Unis et le Canada battent des records. Exportações de petróleo: Estados Unidos e Canadá batem recordes.

Os Estados Unidos e o Canadá bateram um recorde de exportações de petróleo em 2022, com mais de 100 mil milhões de dólares cada um.

Enquanto as vendas externas de petróleo dos EUA foram de 117,034 mil milhões de dólares, um aumento de 68,9 por cento em relação ao ano anterior, as vendas correspondentes do Canadá totalizaram 120,584 mil milhões de dólares, um avanço de 47,1 por cento.

Até 2016, as exportações de petróleo dos EUA não tinham ultrapassado os 10 mil milhões de dólares.

No início de 2021, de acordo com a empresa de navegação Euronav, as reservas mundiais comprovadas de petróleo ascendiam a 1,732 biliões de barris, cerca de 53 vezes a actual taxa de produção anual (com base na produção de petróleo bruto de 2021).

Estas reservas estão frequentemente localizadas em regiões distantes dos principais países consumidores, separadas por grandes massas de água, e esta barreira geográfica cria uma procura de transporte de petróleo bruto em petroleiros.

No entanto, o desenvolvimento das reservas de petróleo de xisto nos Estados Unidos teve um impacto negativo no volume das importações de petróleo bruto dos EUA, bem como na procura de petroleiros entre 2004 e 2014.

Ainda assim, o aumento das exportações de petróleo bruto dos EUA em rotas de longo curso para a China e a Índia é uma boa notícia para os armadores, uma vez que cada barril adicional exportado do país abrirá caminhos para importações iguais, já que os EUA são um importador líquido de petróleo bruto.

Exportações de petróleo

Novas tecnologias, como a perfuração horizontal e a fracturação hidráulica, desencadearam uma revolução do petróleo de xisto nos EUA e, em 2013, pela primeira vez nas duas décadas anteriores, os EUA produziram mais petróleo do que importaram.

Tendo em conta o crescente excedente de produção de petróleo, o Congresso dos EUA levantou, em 2015, uma proibição de 40 anos sobre as exportações de petróleo bruto, que foi posta em prática após o embargo do petróleo árabe em 1973.

Este facto permitiu aos produtores de petróleo dos EUA aceder aos mercados internacionais.

Os primeiros carregamentos de petróleo bruto dos EUA foram para a Europa imediatamente após o levantamento da proibição e, desde então, seguiram-se outros destinos.

Os EUA exportaram 0,5 mbpd de crude em 2015 e 2016.

No entanto, 2017 marcou um acontecimento importante para os produtores de crude dos EUA, uma vez que o país exportou crude para todos os principais importadores, incluindo a China, a Índia, a Coreia do Sul e vários países europeus.

Guerra

De acordo com a Euronav, as exportações de petróleo bruto dos EUA aumentaram ligeiramente para 3,2 mbpd em 2020, uma vez que o surto de Covid-19 e a queda acentuada dos preços do petróleo bruto em 2020 afectaram negativamente a produção de petróleo, reduzindo assim a dinâmica das exportações.

Em seguida, as exportações de petróleo bruto dos EUA continuaram a diminuir em 2021 devido à menor produção de petróleo bruto.

Por último, em termos de volume, as exportações de petróleo bruto dos EUA aumentaram cerca de 21% em 2022, devido à maior procura de petróleo bruto dos EUA na sequência das sanções contra as exportações de petróleo bruto da Rússia e da libertação maciça de petróleo dos EUA das reservas de emergência.

 

Redacción Opportimes

[themoneytizer id="51423-6"]