14 de Dezembro de 2024

Portada » Fornecimento de cobalto-60: liderança canadense

Fornecimento de cobalto-60: liderança canadense

11 diciembre, 2024
Portugués
Fornecimento de cobalto-60: liderança canadense

Mais de 70% do suprimento mundial de cobalto-60 é produzido em usinas nucleares no Canadá.

O isótopo radioativo mais comum do cobalto é o cobalto-60. O cobalto-60 é um subproduto das operações de reatores nucleares. Ele é formado quando estruturas metálicas, como hastes de aço, são expostas à radiação de nêutrons.

Fornecimento de cobalto-60

De acordo com a Organização das Indústrias Nucleares Canadenses (OCNI), o Canadá é líder mundial no fornecimento de isótopos médicos, que são produzidos em reatores CANDU. 

Esses isótopos, incluindo o cobalto-60, o isótopo mais comum usado em radioterapia, continuam salvando centenas de milhares de vidas todos os anos. 

Entretanto, o Canadá não é o único país que demonstra um interesse crescente no desenvolvimento da energia nuclear. 

Países como a Polônia, a Estônia e o Reino Unido também começaram a fazer seus próprios investimentos.

O cobalto-60 é usado como fonte de radiação em muitas aplicações industriais comuns, como em dispositivos de nivelamento e medidores de espessura. Ele também é usado para radioterapia em hospitais.

Energia nuclear

Em particular, o NCVO observou que os Estados Unidos começaram a fazer contribuições financeiras significativas para a revitalização e o desenvolvimento de sua infraestrutura de energia nuclear e o treinamento e a educação necessários para cultivar uma força de trabalho que possa preencher os empregos altamente qualificados necessários para apoiar essas iniciativas. 

Por exemplo, em maio de 2020, o Departamento de Energia dos EUA lançou e financiou seu Programa de Demonstração de Reatores Avançados (ARDP), que incluiu US$ 160 milhões “para o financiamento inicial da construção de dois reatores que podem estar operacionais nos próximos 5 a 7 anos”. 

Um ano depois, a Lei bipartidária de Investimentos em Infraestrutura e Empregos alocou mais US$ 2,5 bilhões em recursos para apoiar o projeto, o licenciamento, a construção e a operação de dois reatores no Texas e em Wyoming. 

No geral, quando combinado com a Lei Build Back Better, “… o Acordo de Infraestrutura Bipartidário adicionará uma média de 1,5 milhão de empregos (americanos) por ano, ao longo da década, enquanto acelera o caminho dos Estados Unidos para o pleno emprego e aumenta a participação da força de trabalho”.

O cobalto é um metal duro, azul-acinzentado, sólido em condições normais. O cobalto tem propriedades semelhantes às do ferro e do níquel e pode ser magnetizado como o ferro. 

 

[themoneytizer id="51423-6"]