O México tinha 7,1 trilhões de pés cúbicos (Tcf) de reservas comprovadas de gás natural em janeiro de 2023, disse a Administração de Informação Energética (EIA) dos EUA.
A região sul do México, principalmente a Bacia do Sudeste e a Bacia de Veracruz, contém a maior parte das reservas comprovadas do país.
Ao mesmo tempo, os recursos de gás de xisto tecnicamente recuperáveis são muito menores do que a base total de recursos devido à complexidade geológica e à descontinuidade da zona de xisto onshore do México.
O México produziu 0,8 Tcf de gás natural seco em 2021, o volume mais baixo desde os anos 80.
Mexico’s dry natural gas production and consumption, 2009–2021
Gás natural
Embora a região sul do país contenha a maior parte das reservas comprovadas do país, as regiões de Burgos, Sabinas e Burro-Picachos no norte têm potencial para ver as reservas crescerem no futuro.
Enquanto a produção de gás natural seco do México diminuiu a cada ano de um pico de 2,1 Tcf em 2009, o consumo aumentou de forma constante durante o mesmo período, os relatórios do EIA relatam.
Assim como a produção de petróleo, a produção privada representou 5% da produção total de gás natural em 2022, com a Pemex produzindo o restante.
A produção privada de gás natural foi inferior a 1% da produção em 2017.
Energia
O gás natural é utilizado principalmente para aquecimento residencial e comercial e produção de eletricidade.
O gás natural também tem se tornado uma fonte de energia cada vez mais popular nos Estados Unidos, tanto para os consumidores quanto para a indústria.
Entretanto, como o gás natural pode ser utilizado como substituto do carvão e do petróleo em determinadas circunstâncias, o preço do carvão e do petróleo influencia o preço do gás natural.
O nível de atividade industrial global influencia a demanda de gás natural.
A demanda por gás natural tem sido tradicionalmente cíclica, com maior demanda durante os meses de inverno e menor demanda durante os meses relativamente mais quentes do verão.
De acordo com a Morgan Stanley Finance, as temperaturas sazonais em países do mundo inteiro também podem influenciar fortemente a demanda de gás natural.
A oferta global de gás natural está concentrada na antiga União Soviética, no Oriente Médio, na Europa e na África.
Em geral, o fornecimento de gás natural é baseado em forças de mercado competitivas.
A oferta insuficiente em um dado momento leva a aumentos de preços, sinalizando para as empresas produtoras a necessidade de aumentar a oferta de gás natural para o mercado.