A General Motors está enfrentando estresse hídrico em quatro fábricas no México, de acordo com informações da empresa.
A montadora norte-americana lidera a produção de veículos leves no México. De janeiro a outubro de 2024, ela produziu 746.393 unidades. Isso representa um aumento de 22,2% em relação ao ano anterior.
O governo e o Congresso mexicanos tomaram medidas e aprovaram regulamentações e padrões relacionados ao estresse hídrico nos últimos anos. O problema tornou-se mais relevante em 2023, quando o país passou por uma seca atípica.
Estresse hídrico
Além disso, a General Motors ficou em segundo lugar em vendas de veículos leves no México. Nos primeiros 10 meses de 2024, essas vendas foram de 167.485 unidades. Elas foram 13,4% maiores do que no mesmo período de 2023, de acordo com dados da Inegi.
Veja a seguir as fábricas da General Motors que estão passando por estresse hídrico:
- Ramos Arizpe.
- San Luis Potosí.
- Silao.
- Toluca.
A empresa calcula o consumo de água com base na retirada de água menos o volume de descarga.
Em um relatório sobre sua Iniciativa de Relatório Global (GRI), a General Motors declarou que continua a mitigar o risco da água conservando e reciclando ou reutilizando a água residual tratada nos processos da fábrica.
As operações da empresa estão sujeitas a várias leis ambientais. Essas leis regulam questões como emissões atmosféricas, descargas de água, gerenciamento de resíduos e limpeza ambiental. Algumas leis exigem que as partes responsáveis financiem ações de remediação, independentemente de culpa, da legalidade da descarga inicial ou da propriedade do local afetado. Além disso, em certos casos, a responsabilidade conjunta e solidária é imposta por danos aos recursos naturais.
Para reduzir os impactos ambientais de suas operações globais, incluindo a contribuição para as mudanças climáticas, a empresa complementa seus programas de conformidade com iniciativas de sustentabilidade. Suas iniciativas se concentram na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), consumo e descarte de água e gerenciamento de resíduos operacionais.
De janeiro a outubro de 2024, o México produziu 3,4 milhões de veículos leves, um aumento de 5,5% em relação ao ano anterior.
Ao mesmo tempo, as vendas domésticas desses veículos foram de 1,2 milhão, 10,8% a mais do que no mesmo período de 2023.