5 de Outubro de 2024

Portada » Greve nos portos dos EUA afetará as vendas de Natal

Greve nos portos dos EUA afetará as vendas de Natal

1 octubre, 2024
Portugués
Greve nos portos dos EUA afetará as vendas de Natal

Caso se prolongue, a greve nos portos dos EUA afetará as vendas de Natal em 2024. 

Uma análise do Congresso dos EUA afirma que a greve, que começou na terça-feira, coincide com o início da temporada de colheita e com a temporada de pico para a distribuição no varejo em antecipação às vendas de fim de ano.

A discordância sobre os aumentos salariais e a automação dos portos são os principais pontos de atrito. 

Greve nos portos dos EUA

A International Longshoremen’s Association (ILA) representa os trabalhadores portuários nos portos da Costa Leste e do Golfo que lidam com cargas em contêineres (carregamento e descarregamento de navios porta-contêineres), bem como embarcações “car carrier” que transportam automóveis. 

A greve não interromperá outras atividades portuárias, como o carregamento e o descarregamento de navios-tanque de petróleo e gás e de navios graneleiros que transportam commodities como grãos e carvão a granel. 

Também a ILA lida com suprimentos para navios de cruzeiro; segundo informações, eles continuarão a trabalhar nessas embarcações para evitar a interrupção dos planos de viagem do público. 

Em 2022, os portos marítimos da Costa Leste e do Golfo foram responsáveis por 15 dos 20 principais portos de contêineres dos EUA.

Carne suína

Os portos da Costa Leste e do Golfo são fundamentais para as exportações de carne suína nos Estados Unidos. De fato, esses portos movimentam 44% das exportações de carne suína por via marítima. 

Além disso, os produtos que exigem refrigeração, como aves, carne suína e frutas, são particularmente sensíveis a atrasos. Isso se deve em parte à energia necessária para manter as unidades de refrigeração dos contêineres.

Por outro lado, os embarcadores de produtos “secos”, ou seja, não refrigerados, tinham alguma capacidade de armazenamento antes da greve. Isso permitiu que eles atenuassem alguns problemas logísticos.

Setor automotivo

No campo do transporte automotivo, os estivadores desempenham um papel crucial. Eles são responsáveis por conduzir carros novos para dentro e fora dos navios de transporte de automóveis. Esses navios, que têm rampas e se assemelham a garagens de carros, são essenciais para a importação e exportação de veículos.

Um evento significativo ocorreu em março de 2024, quando a ponte Francis Scott Key desabou em Baltimore. Esse incidente fechou o maior porto do país para a importação e exportação de automóveis. 

Como resultado, os fabricantes de automóveis foram forçados a buscar alternativas. Eles se voltaram para outros portos da Costa Leste, como Brunswick (Geórgia), Charleston e Nova York/Nova Jersey.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]