O México e os Estados Unidos comprometeram-se a reforçar conjuntamente as cadeias de produção de sectores estratégicos na terceira reunião do Diálogo Económico de Alto Nível (HLED), realizada em Washington DC.
«No âmbito do HLED, o México e os Estados Unidos reforçam as cadeias de abastecimento na nossa região, apoiando o desenvolvimento económico na América Central e no sul do México, coordenando esforços para expandir o desenvolvimento da força de trabalho», afirmaram os governos de ambas as nações numa declaração conjunta.
Os governos também disseram que estão a colaborar através do intercâmbio de melhores práticas para desenvolver redes seguras de telecomunicações e tecnologias de informação e comunicação (TIC) da próxima geração.
«Utilizamos o quadro do HLED para reduzir a desigualdade e a pobreza, impulsionar a criação de emprego, catalisar o investimento nos nossos povos e alcançar uma maior prosperidade regional», acrescentaram.
O DML prosseguiu o seu trabalho ao longo do último ano com base em quatro pilares: reconstruir em conjunto; promover o desenvolvimento económico e social sustentável no Sul do México e na América Central; garantir as ferramentas para a prosperidade futura; e investir nas pessoas dos dois países.
HLED
Do ponto de vista bilateral, a agenda ampla e profunda do HLED ajuda a promover os objectivos económicos mútuos.
«A América do Norte enfrentou desafios significativos na cadeia de suprimentos durante a pandemia, e o México e os Estados Unidos responderam com novas iniciativas e abordagens políticas para trazer empregos e investimentos em setores essenciais de volta à região», disseram eles no comunicado.
Os ministros afirmaram ter implementado esta visão através do HLED, apoiando o reforço e a expansão das cadeias de abastecimento nos sectores dos semicondutores, das TIC, dos dispositivos médicos e dos produtos farmacêuticos. Também promovemos a eficiência e a digitalização dos procedimentos comerciais e de viagem ao longo da nossa fronteira comum.
Altos funcionários dos governos dos EUA e do México reuniram-se na sexta-feira em Washington para a terceira reunião do HLED.
A secretária de Relações Exteriores, Alicia Barcena, a secretária de Economia, Raquel Buenrostro, e o embaixador Esteban Moctezuma presidiram o HLED para o México.
O Secretário de Estado Antony J. Blinken, a Secretária de Comércio Gina Raimondo, a Representante do Comércio dos EUA Katherine Tai e o Embaixador Ken Salazar presidiram o HLED pelos Estados Unidos.