A International Container Terminal Services, Inc (ICTSI), uma empresa global de gestão portuária com sede em Manila, Filipinas, descreveu a aquisição de novos equipamentos para seus terminais.
Para começar, o South Pacific International Container Terminal (SPICT) agora pode manusear navios de carga maiores depois de receber um par de novos guindastes ship-to-shore (STS), o maior equipamento portuário em Papua Nova Guiné atualmente.
Fabricados pela Shanghai Zhenhua Heavy Industry Co Ltd (ZPMC) e com um alcance de até 17 linhas, os novos guindastes Post-Panamax podem manusear com eficiência navios de até 6.000 TEU e fazem parte do programa contínuo da ICTSI para fortalecer e melhorar a eficiência operacional geral do principal terminal de contêineres de Papua Nova Guiné.
Os novos guindastes, que entrarão em operação no início de 2023, contribuirão para o posicionamento do SPICT como líder de mercado na cadeia logística nacional e internacional.
Em breve, o terminal poderá facilitar as escalas diretas de navios maiores que operam nas principais rotas comerciais, o que reduzirá os custos para importadores e exportadores da região.
A SPICT também investiu em dois geradores Cummins de 2,5 megawatts para garantir um fornecimento constante de energia em Lae e adquiriu sete novos reboques de caminhão em Lae e três unidades em Motukea, como parte do investimento adicional para apoiar o aumento da produtividade do guindaste STS.
Espera-se que equipamentos adicionais, como manipuladores de contêineres vazios, cheguem a ambos os terminais em 2023, bem como dois RTGs adicionais para o SPICT.
ICTSI
Nas Filipinas, o Mindanao Container Terminal, a unidade de negócios da ICTSI em Misamis Oriental, adquiriu um guindaste portuário móvel (MHC) em novembro do ano passado para melhorar a capacidade e aumentar a produtividade.
O MHC aumentará os guindastes de cais existentes no terminal para melhorar a capacidade geral de movimentação de navios, permitindo a movimentação simultânea de dois navios maiores. O MHC entrará em operação em dezembro.
No início de março, a MCT implantou dois novos pórticos com pneus de borracha para aumentar a eficiência de suas operações em terra.
Além disso, uma empilhadeira lateral será instalada em novembro para dar suporte ao serviço de depósito de contêineres vazios lançado recentemente pela MCT.
A aquisição de equipamentos portuários adicionais pela MCT faz parte de seu programa de expansão em andamento.
Isso ocorre após a extensão do cais de 100 metros e a instalação de amarrações de golfinhos e cabeços internos em 2020.
Essas melhorias atendem ao aumento do volume e da demanda por serviços, permitindo que a MCT ofereça melhor suporte aos mercados em crescimento de Mindanao.
Infraestrutura
O Terminal Internacional de Contêineres do Paquistão recebeu dois novos empilhadores Kalmar em janeiro passado para aumentar sua eficiência operacional.
O novo equipamento acrescentou flexibilidade às operações do terminal, já que o PICT continua a aumentar a eficiência, sendo a principal porta de entrada do porto para o comércio internacional do Paquistão.
Ao mesmo tempo, no México, a Contecon Manzanillo (CMSA) expandiu sua frota de equipamentos portuários com a aquisição de dois RTGs Kalmar e 15 tratores de terminal Terberg.
Os novos equipamentos, entregues em 17 de janeiro como parte do projeto de expansão de US$ 230 milhões da empresa, darão conta do crescente volume no Porto de Manzanillo.
Além de aumentar a eficiência das operações do terminal, o novo equipamento é um passo fundamental para a modernização da CMSA e sua meta de adicionar 300.000 TEUs à sua capacidade anual até 2024.
Por fim, na República Democrática do Congo, o Matadi Gateway Terminal colocou recentemente em operação dois guindastes Kone SMV4632 TC5 para impulsionar suas operações de pátio.
Entregues em março, os reach stackers faziam parte da Fase 2 do projeto de expansão da MGT, cuja conclusão está prevista para o terceiro trimestre de 2023.
O projeto inclui melhorias no pátio e no cais e, uma vez concluído, expandirá o cais do terminal para 500 metros e sua capacidade para 400.000 TEUs e 800.000 toneladas métricas.