As importações de malte para o México cresceram 7,6% entre 2022 e 2023, para US $ 452 milhões, de acordo com dados do Ministério da Agricultura.
Ao contrário do malte usado na fabricação da cerveja convencional, que é fermentado para produzir álcool, o malte da cerveja de malte é deixado sem fermentação ou apenas parcialmente fermentado, resultando em uma bebida com baixo teor alcoólico ou mesmo sem álcool.
O México é o maior exportador mundial de cerveja de malte, estando a procura externa concentrada nos Estados Unidos.
A nível mundial, as vendas externas mexicanas de cerveja de malte foram de 6.163 milhões de dólares em 2023, um aumento de 2,2% em relação ao ano anterior.
Importações de malte
A Anheuser-Busch InBev diz que o processo básico de fabricação da maioria das cervejas é simples, mas é necessário um conhecimento significativo para controlar a qualidade e os custos.
Quais são as etapas da produção desta bebida?
Após o fabrico da cerveja e a fermentação, segue-se a maturação e a filtragem, e depois a embalagem.
Embora a cevada maltada (malte) seja o principal ingrediente, são por vezes adicionados outros cereais, como a cevada não maltada, o arroz ou o trigo, para produzir diferentes estilos de cerveja.
A proporção e a escolha de outras matérias-primas variam de acordo com as preferências regionais de gosto e o tipo de cerveja.
O México foi o segundo maior importador de malte do mundo em 2023, ultrapassado pelo Brasil, cujas compras externas de malte ascenderam a cerca de 900 milhões de dólares.
Matérias-primas
A cerveja é uma bebida versátil que pode ser adaptada a uma grande variedade de gostos e preferências.
Que matérias-primas são utilizadas na produção de cerveja e de outras bebidas alcoólicas de malte?
- Cevada maltada.
- Arroz.
- Milho.
- Lúpulo.
- Levedura.
- Água.
Em algumas regiões, como em África, a Anheuser-Busch InBev utiliza produtos agrícolas de origem local, como sorgo ou mandioca, em vez de cevada maltada.
Os preços e as fontes de matérias-primas são determinados, entre outros factores, por:
- Condições climatéricas.
- Níveis de produção das culturas.
- Procura local e de exportação.
- Impostos e tarifas.
- Regulamentos governamentais.