27 de Dezembro de 2024

Portada » Indústria de maquiladoras: valor agregado e equipamentos de transporte

Indústria de maquiladoras: valor agregado e equipamentos de transporte

23 junio, 2023
Portugués
Industria maquiladora: valor agregado y equipo de transporte. Maquiladora industry: added value and transportation equipment. Industrie maquiladora : valeur ajoutée et matériel de transport. Indústria maquiladora: valor agregado e equipamentos de transporte.

De acordo com os números preliminares do governo mexicano, 30,3% do valor agregado do setor de maquiladoras em 2022 corresponderam à produção de equipamentos de transporte.

O setor de maquiladora mexicano é composto por entidades que importam matérias-primas e componentes com isenção de impostos e, por sua vez, exportam seus produtos acabados, com os fornecedores pagando apenas tarifas com base no valor agregado pelo trabalho realizado no México.

Inicialmente estabelecidas principalmente ao longo da fronteira entre os EUA e o México, as fábricas in-bond agora operam em outras regiões do país.

Ao expandir a produção para essas outras regiões, as fábricas e os fornecedores do in-bond têm maior acesso a uma força de trabalho maior e mais diversificada.

Essa expansão também proporcionou às fábricas in-bond maior acesso às matérias-primas disponibilizadas pelos fornecedores mexicanos.

Maquiladoras

De acordo com dados do Inegi, as exportações totais do México (excluindo serviços) em 2022 aumentaram 16,9% em comparação com 2021.

Isso se deveu principalmente a aumentos anuais de 15,8% nas exportações não petrolíferas e de 34,2% nas exportações de petróleo.

Os aumentos anuais mais significativos nas exportações foram em produtos do setor automotivo (13,8%), produtos têxteis, vestuário e indústria de couro (11,0%), equipamentos profissionais e científicos (6,4%) e alimentos, bebidas e tabaco (2,4%).

O aumento ano a ano nas exportações de produtos automotivos foi resultado de um aumento de 9,8% nas vendas para os Estados Unidos e de um aumento de 39,6% nas vendas para outros mercados.

Além de autopeças e automóveis, a produção da maquiladora inclui eletrônicos, dispositivos médicos, peças de aeronaves e maquinário. As empresas da IMMEX também vendem serviços.

Após a aprovação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) em 1994, a atividade das empresas da IMMEX tornou-se cada vez mais correlacionada com a produção industrial dos EUA e, portanto, é suscetível a recessões e expansões afetadas por eventos ao norte da fronteira.

Quando há um aumento na demanda dos consumidores dos EUA por geladeiras, televisores, máquinas de lavar ou automóveis, os pedidos de produção aumentam nas empresas IMMEX.

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]