O governo da China concedeu mais de 300 mil milhões de dólares em subsídios para apoiar o desenvolvimento da sua indústria de semicondutores.
Para começar, a sua campanha «Made in China 2025» tem como objetivo a autossuficiência em semicondutores de 70% até 2025.
De acordo com uma análise do Congresso dos EUA, os gastos governamentais da China (aproximadamente 322 mil milhões de dólares até à data) e o seu papel como centro mundial de produção de eletrónica de consumo criam fortes incentivos para que as empresas americanas e estrangeiras desenvolvam capacidades de semicondutores na China.
Esta estimativa inclui o anúncio inicial do Fundo de Investimento da Indústria de Circuitos Integrados da China (CICIIF) de canalizar cerca de 150 mil milhões de dólares em fundos estatais para apoiar a indústria nacional, aquisições no estrangeiro lideradas pelo Estado e a compra de equipamento de semicondutores estrangeiro.
Inclui também o segundo fundo que a China anunciou em outubro de 2019 com uma capitalização estimada em 29 mil milhões de dólares e os planos da China anunciados em dezembro de 2022 para disponibilizar mais 143 mil milhões de dólares para apoiar o desenvolvimento de fábricas na RPC e os custos relacionados com o equipamento de fabrico de semicondutores.
Indústria de semicondutores
A Arm Holdings, sediada no Reino Unido, refere que as empresas de semicondutores e os fabricantes de equipamento original (OEM) da República Popular da China podem desenvolver cada vez mais a sua própria tecnologia e utilizá-la nos seus dispositivos, ou utilizar a tecnologia dos concorrentes nos seus dispositivos.
Especificamente, o 14º Plano Quinquenal do governo da RPC e as iniciativas conexas identificaram o desenvolvimento de empresas chinesas globalmente competitivas em «tecnologias de base», como os semicondutores, como um objetivo político fundamental.
No âmbito de um esforço governamental global para incentivar o investimento e o desenvolvimento das capacidades nacionais em matéria de semicondutores, o Governo da RPC poderia incentivar oportunidades de financiamento em condições favoráveis para os concorrentes da Arm Holdings na RPC.
Além disso, segundo a empresa britânica, o Governo chinês poderia influenciar os principais clientes da RPC no sentido de favorecer a adoção da propriedade intelectual dos concorrentes da Arm Holding na RPC.
Com sede em Cambridge, Inglaterra, a Arm Holdings é uma empresa de conceção de software e de semicondutores.