2 de Abril de 2025

Portada » Investimento estrangeiro em mineração no México caiu 82,8% em 2024

Investimento estrangeiro em mineração no México caiu 82,8% em 2024

24 marzo, 2025
Portugués
Investimento estrangeiro em mineração no México caiu 82,8% em 2024
Photo: Camimex.

O investimento estrangeiro na mineração no México (extração de metais metálicos) caiu a uma taxa anual de 82,8% em 2024, para US$ 360 milhões, de acordo com dados do Ministério da Economia.

Entre outros, os minerais metálicos incluem ferro, ouro, prata, cobre, chumbo e zinco. Além disso, as empresas de mineração realizam processos de beneficiamento, incluindo britagem, peneiramento, moagem, concentração magnética, flotação e lixiviação, para obter concentrados e precipitados.

Mineração no México

Nos últimos sete anos, o capital estrangeiro direcionado à extração de minerais metálicos teve altos e baixos.

O México tem um longo histórico de produção de mineração, é o maior produtor de prata do mundo e tem minas de ouro de classe mundial. É também um produtor competitivo de cobre, ferro, chumbo e zinco.

O Investimento Estrangeiro Direto (IED) na extração de minerais metálicos no México, em milhões de dólares, é mostrado abaixo:

  • 2018: 758.
  • 2019: 661.
  • 2020: 341.
  • 2021: 2,648.
  • 2022: 869.
  • 2023: 2,090.
  • 2024: 360.

Regulamentação da mineração

Em abril de 2023, o México aprovou uma reforma da mineração com novas restrições. Ela agora proíbe atividades em áreas com corpos d’água e reservas naturais. Também permite a remoção de rejeitos sob certas condições e restringe o uso de águas nacionais para o transporte de materiais. 

Além disso, concede ao Serviço Geológico Mexicano direitos exclusivos de exploração. As concessões de mineração têm duração de 30 anos e só podem ser renovadas por meio de um processo de licitação. No entanto, elas podem ser revogadas por não conformidade ou fechamento da mina. 

Por sua vez, novas licenças dependem da disponibilidade de água. A reforma também estabelece normas sobre royalties e consultas às comunidades indígenas. Sua constitucionalidade está atualmente sob análise da Suprema Corte.

Segurança

As operações de mineração da Ternium no México enfrentaram desafios legais e de segurança. Algumas comunidades locais exigiram mais benefícios ou tentaram interromper a mineração. Embora os tribunais não tenham decidido contra elas, a lei permite que as licenças sejam suspensas enquanto as disputas são resolvidas. 

Em Aquila, a violência aumentou devido à presença de grupos criminosos e conflitos internos. Como resultado, Las Encinas interrompeu as operações em 2023. Jalisco, onde o Consorcio Peña Colorada opera, também enfrenta problemas de segurança. Se essa situação continuar, as operações de mineração da Ternium no México poderão ser afetadas ou até mesmo encerradas.

 

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes