Os investimentos da Kavak no Brasil somam 300 milhões de dólares, segundo José Ribeiro, CEO da Kavak Brasil.
A empresa nasceu como um marketplace digital para a venda de carros usados no México.
“A Kavak chegou ao Brasil em 2021 e, desde então, investiu mais de 300 milhões de dólares em infraestrutura, tecnologia e outras áreas”, disse Ribeiro no Fórum Empresarial México-Brasil, na Cidade do México.
Ribeiro disse que a empresa tinha uma visão clara de conquistar o mercado brasileiro de forma semelhante à que fez no México.
Investimentos da Kavak
Enquanto na América Latina há um mercado com menos de dois carros para cada 10 habitantes, nos Estados Unidos a média é de sete carros.
Consequentemente, Ribeiro acrescentou que há uma “oportunidade gigantesca” de crescimento. Com base nisso, a empresa planeja expandir-se nesse mercado.
Logo no início, Cornelius Boersch reconheceu a oportunidade de lançar uma plataforma on-line para vendas de carros, a primeira do gênero no México. Em 2016, ele investiu na rodada de sementes da Kavak e apoiou os fundadores, aproveitando sua experiência com plataformas europeias de vendas de carros, em particular como investidor na Autoscout.
Depois, em 2019, Boersch vendeu sua participação nessa empresa para a Softbank.
A Kavak é uma startup mexicana dedicada à compra e venda de carros usados. Ela oferece a seus clientes várias opções de financiamento para obter um empréstimo de automóvel. Além disso, proporciona uma experiência simples por meio de uma plataforma digital.
Mercado
Atualmente, a Kavak é reconhecida como o primeiro “unicórnio” do México. Ela está avaliada em US$ 1 bilhão, embora não seja negociada publicamente.
De janeiro a agosto de 2024, as vendas de veículos novos no Brasil aumentaram a uma taxa anual de 13,4% para 1.527.428 unidades.
As vendas no México cresceram 12,2%, para 962.870 unidades.
As fontes desses dados são a Inegi, no México, e a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores, no Brasil.
O mercado de carros usados do Brasil é um dos maiores da América Latina e tem alta demanda, impulsionada por fatores econômicos e sociais.