O governo federal do México destacou os investimentos no sector automóvel que o país tem atraído e a consequente autorização de quotas para as empresas investidoras importarem veículos.
Segundo dados oficiais, de dezembro de 2018 a junho de 2023, foram promovidos investimentos de 10.292,1 milhões de dólares para estabelecer, expandir e modernizar instalações de produção de veículos automóveis ligeiros.
Estes investimentos foram impulsionados pela autorização de quotas para importação de veículos com 0% de tarifas, o que contribuiu para a diversificação da oferta interna deste tipo de bens.
Entre setembro de 2022 e junho de 2023, o Ministério da Economia autorizou quotas de importação de 711.169 veículos automóveis ligeiros, determinadas com base na produção das empresas produtoras estabelecidas no México e no montante dos seus investimentos adicionais para estabelecer, expandir ou modernizar as instalações de produção.
Assim, o governo mexicano prosseguiu a promoção das exportações e a diversificação dos mercados de destino através da atribuição de quotas.
Investimentos no sector automóvel
Em particular, os fabricantes de veículos baseados no México exportaram 354,8 milhões de dólares de veículos automóveis ligeiros para a Argentina ao abrigo do Acordo de Complementação Económica n.º 55.
O investimento inicial de mais de 5 mil milhões de dólares para a construção de uma mega fábrica da Tesla em Nuevo León irá gerar mais de 6.000 postos de trabalho para a produção e fabrico de veículos eléctricos.
Este montante representa um investimento fundamental para o desenvolvimento sustentável da indústria automóvel mexicana, desde a produção de baterias eléctricas até à exportação do veículo, a fim de criar um ecossistema completo na cadeia de valor do fabrico.
Da mesma forma, a empresa alemã BMW investiu 800 milhões de euros para integrar a fábrica de San Luis Potosí na sua rede global de electromobilidade para produzir os seus novos modelos no México.
O projeto inclui adaptações para a produção de veículos eléctricos e a construção de um novo centro de produção de baterias de alta tensão.
Para o governo mexicano, estes investimentos sem precedentes posicionam o México como líder na transição para a electromobilidade, um destino chave para o investimento automóvel, e contribuem para o desenvolvimento socioeconómico sustentável e para a criação de empregos dignos no país.