Um relatório da Casa Branca destacou o conteúdo de propriedade intelectual no Acordo EUA-México-Canadá (T-MEC) e descreveu um caso envolvendo jeans Levi’s falsificados.
No relatório, a Casa Branca afirma que os EUA continuam a trabalhar com o Canadá e o México para garantir a implementação total das obrigações de proteção e aplicação da propriedade intelectual.
Jeans Levi’s falsificados
Com relação ao caso, um júri dos EUA condenou dois indivíduos por conspirar para traficar Levi’s falsificados.
Em 2 de agosto de 2024, um júri federal condenou Marin Morales-Espinoza e Francisco Alvarado-Ramirez por conspirar para traficar etiquetas, rebites e botões falsificados de jeans Levi’s usados para fabricar jeans falsificados. Morales pagou indivíduos para contrabandear essas peças do México para os Estados Unidos por meio do porto de entrada de Calexico.
Além disso, um co-conspirador pagou a Morales para transportar as peças até sua casa em Los Angeles. Em seguida, esse co-conspirador entregou as peças a Alvarado, que as utilizou em sua fábrica no Garment District para fabricar os jeans falsificados.
No porto de entrada, as autoridades apreenderam dezenas de milhares de etiquetas, botões e rebites falsificados. Elas também apreenderam mais de 2.000 jeans falsificados acabados na fábrica de Alvarado.
Esses produtos falsificados eram vendidos em mercados locais por outros membros da conspiração.
O diretor sênior de proteção global de marcas da Levi Strauss & Co. testemunhou que nenhum dos envolvidos trabalhava para a Levi’s. Ele também explicou ao júri as diferenças entre produtos genuínos e falsificados. Ele também explicou ao júri as diferenças entre produtos genuínos e falsificados.
Regulamentos de propriedade intelectual
O T-MEC entrou em vigor em 1º de julho de 2020. Esse tratado promove o comércio em que todos saem ganhando, fomentando mercados mais livres, comércio mais justo e forte crescimento econômico na América do Norte.
Ele inclui um capítulo de propriedade intelectual moderno e avançado, que estabelece um novo precedente na política comercial dos EUA.
O T-MEC também oferece proteções abrangentes contra a apropriação indevida de segredos comerciais, inclusive quando envolve empresas estatais. Ele também inclui os mais fortes mecanismos de fiscalização de fronteiras entre os acordos de livre comércio anteriores.
Além disso, garante proteção robusta aos direitos autorais, maior transparência no reconhecimento de indicações geográficas (IGs) e tratamento nacional completo. Essas medidas fortalecem a proteção dos direitos de propriedade intelectual, que são essenciais para impulsionar a inovação, gerar crescimento econômico e apoiar empregos.