31 de Março de 2025

Portada » Mabe: novos investimentos e substituição de importações

Mabe: novos investimentos e substituição de importações

13 marzo, 2025
Portugués
Mabe: novos investimentos e substituição de importações
Photo: Mabe.

A fabricante mexicana de eletrodomésticos Mabe anunciou na quinta-feira que investirá US$ 668 milhões no México de 2025 a 2027.

Pablo Moreno, diretor geral de assuntos corporativos da Mabe, fez o anúncio em uma conferência no Palácio Nacional, que contou com a presença da presidente Claudia Sheinbaum e do secretário de Economia, Marcelo Ebrard.

Mabe

Moreno disse que os novos investimentos fortalecerão os recursos de inovação, design e desenvolvimento da empresa, bem como a produção de eletrodomésticos.

Na atual administração da presidente do México, Claudia Sheinbau, o Ministério da Economia tem pressionado pela substituição de certas importações de grandes empresas sediadas no país por compras estrangeiras da Ásia. Essas empresas incluem a Foxconn, Intel, General Motors, DHL e Stellantis.

Em particular, com relação à Mabe, o Ministério da Economia disse que busca transferir mais de 50% de suas importações para o mercado local.

A aliança entre a General Electric (GE) e a Mabe, estabelecida em 1987, terminou em junho de 2016, quando a GE vendeu sua divisão de eletrodomésticos, a GE Appliances, para a empresa chinesa Haier. Essa transação incluiu a participação de 48,4% da GE na Mabe. 

Após a venda, a Haier assumiu os direitos e obrigações que a GE tinha na Mabe, marcando o fim da colaboração direta entre a GE e a empresa mexicana. 

“Esse investimento (…) sem dúvida impulsionará a economia, gerando oportunidades e consolidando o fornecimento doméstico, que é outra das áreas importantes que estamos apoiando”, disse Moreno na conferência.

A Mabe opera 15 fábricas no México, onde produz refrigeradores, fogões e lava-louças, entre outros eletrodomésticos

Moreno enfatizou que um dos objetivos da Mabe é manter o México como referência global na fabricação de produtos da linha branca.

 

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes