A Indonésia desbancou o Canadá como o maior exportador de níquel do mundo e manufaturados de níquel em 2022, aumentando essas vendas a uma taxa anual de 365%.
Com isso, as exportações indonésias desses produtos subiram para US$ 5,978 bilhões, de acordo com dados da BPS-Statistics Indonesia.
Já no ano anterior, em 2021, as exportações de níquel e manufaturados de níquel da Indonésia haviam crescido 59%, ano a ano.
Historicamente, de acordo com a Vale, a produção doméstica chinesa de ferro-gusa de níquel foi responsável pela maior parte do crescimento da oferta global de níquel, usando minério de níquel não processado das Filipinas e da Indonésia.
No entanto, a produção de ferro-gusa de níquel da China foi afetada negativamente pela restrição à exportação de minério não processado da Indonésia, que foi retomada em 2020, permitindo que a Indonésia emergisse como o maior produtor de ferro-gusa de níquel.
Em 2022, cerca de 13% do suprimento primário de níquel do mundo foi produzido como ferro-gusa de níquel na China.
Ao mesmo tempo, cerca de 37% do suprimento primário de níquel do mundo foi produzido como ferro-gusa de níquel na Indonésia, grande parte dele diretamente integrado à produção de aço inoxidável.
Em 2021, a Indonésia começou a converter o ferro-gusa de níquel em matte de níquel para posterior conversão em material de grau de bateria.
A Vale espera que a produção de ferro-gusa de níquel e a conversão em matte de níquel na Indonésia continuem a crescer.
Maior exportador de níquel
A Vale é uma das maiores empresas de mineração e metais do mundo em termos de capitalização de mercado e uma das maiores produtoras de minério de ferro e níquel do mundo.
As principais operações de níquel da empresa são conduzidas por meio de sua subsidiária Vale Canada Limited, que possui minas e usinas de processamento no Canadá e na Indonésia, além de controlar e operar instalações de refino de níquel no Reino Unido e no Japão.
A Vale também possui operações de níquel em Onça Puma, localizada no estado brasileiro do Pará.
Os produtos acabados de níquel da Vale representam o que é conhecido na indústria como níquel «primário», ou seja, níquel produzido principalmente a partir de minérios de níquel (em oposição ao níquel «secundário», que é recuperado a partir de material reciclado contendo níquel).
A produção de níquel da Vale foi responsável por 6,13% do consumo global de níquel primário em 2022.
Além da Vale, os maiores fornecedores integrados de mina a mercado na indústria de níquel (cada um com suas próprias instalações integradas, incluindo operações de mineração, processamento, refino e comercialização de níquel) são Tsingshan Group, Jiangsu Delong Nickel, Jinchuan Nonferrous Metals Corporation, Nornickel e Eramet.
Juntamente com a Vale, essas empresas foram responsáveis por cerca de 45% da produção global de níquel primário refinado em 2022.