O setor de distribuição de equipamentos de ar condicionado, aquecimento e refrigeração e peças e suprimentos relacionados (HVAC/R) é altamente fragmentado, com cerca de 6.500 empresas de distribuição nos Estados Unidos, de acordo com a Watsco.
Para contextualizar: o setor nos EUA e no Canadá está bem estabelecido, tendo tido seu principal período de crescimento durante a era pós-Segunda Guerra Mundial, com o advento de sistemas centrais de ar condicionado e aquecimento acessíveis para aplicações residenciais e comerciais.
O surgimento de produtos de HVAC/R na América Latina e no Caribe também está bem estabelecido, mas surgiu nos anos mais recentes, à medida que essas economias cresceram e os produtos se tornaram mais acessíveis e amadureceram do luxo para a necessidade.
Com base nos dados publicados no IBIS World Industry Report for Heating and Air Conditioning Contractors in the U.S. de setembro de 2022 e em outros dados disponíveis, a Watsco estima que o mercado anual em uma base instalada para ar-condicionado central residencial, equipamentos de aquecimento e resfriamento e peças e suprimentos relacionados seja de aproximadamente US$ 123 bilhões.
Ar condicionado
Os equipamentos de ar condicionado e aquecimento são fabricados principalmente por sete grandes empresas que, juntas, respondem por aproximadamente 90% de todas as unidades vendidas nos Estados Unidos a cada ano.
Essas empresas são a Carrier Global Corporation (Carrier); a Daikin Comfort Technologies North America (Daikin), uma subsidiária da Daikin Industries; a Rheem Manufacturing Company (Rheem); a Trane Technologies (Trane); a York International Corporation, uma subsidiária da Johnson Controls International; a Lennox International (Lennox); e a Nortek Global HVAC, uma subsidiária da Nortek.
Esses fabricantes distribuem seus produtos por meio de uma combinação de instalações de propriedade da empresa e distribuidores independentes que, por sua vez, fornecem os equipamentos e peças e suprimentos relacionados a empreiteiros e distribuidores que vendem e instalam os produtos para consumidores, empresas e outros usuários finais.
Os equipamentos de ar condicionado e aquecimento são vendidos para os mercados de reposição e de novas construções, tanto para aplicações residenciais quanto comerciais.