A Lucid Diagnostics avaliou o mercado do cancro do esófago e da azia crónica e destacou a sua tecnologia de diagnóstico relacionada.
A Lucid Diagnostics é uma empresa de tecnologia de diagnóstico médico em fase comercial, centrada nos milhões de doentes com doença do refluxo gastro-esofágico (DRGE), também conhecida como azia crónica, refluxo ácido ou simplesmente refluxo, que correm o risco de desenvolver pré-cancro e cancro do esófago, especificamente o adenocarcinoma do esófago (EAC), altamente letal.
Segundo a empresa, espera-se que cerca de 20,000 doentes norte-americanos com DRGE sejam diagnosticados com CAE em 2023 e que cerca de 16,000 morram dessa doença.
Mais de 80% dos doentes com CAE morrerão no prazo de cinco anos após o diagnóstico, o que o torna o segundo cancro mais letal nos Estados Unidos.
A incidência do CAE nos Estados Unidos aumentou 500% nas últimas quatro décadas, enquanto a incidência de outros cancros comuns diminuiu ou permaneceu estável.
Em quase todos os casos, o CAE progride silenciosamente até se manifestar com novos sintomas de doença avançada.
Cancro do esófago
O cancro do esófago é quase sempre invasivo no momento do diagnóstico e, ao contrário de outros cancros comuns, as taxas de mortalidade são elevadas mesmo nas fases iniciais.
A Lucid Diagnostics acredita que o seu principal produto, o teste de ADN esofágico EsoGuard, realizado em amostras recolhidas com o dispositivo de recolha de células esofágicas EsoCheck, é o primeiro e único teste de diagnóstico disponível no mercado capaz de servir como ferramenta de rastreio generalizada para evitar mortes por adenocarcinoma do esófago através da deteção precoce de pré-cancro do esófago em doentes de risco com doença de refluxo gastro-esofágico.