Segundo a empresa alemã STRATEC, o mercado do diagnóstico in vitro (IVD) deverá continuar a registar taxas de crescimento muito saudáveis e sustentáveis.
Atualmente, este mercado representa um volume de mais de 100 mil milhões de dólares.
Na perspetiva da STRATEC, o envelhecimento constante da população, o aumento da prevalência das doenças infecciosas e a importância crescente dos tratamentos personalizados são factores importantes e sustentáveis de crescimento do mercado.
Além disso, a investigação em curso sobre tecnologias inovadoras, como os biomarcadores específicos, criará novas oportunidades para o crescimento futuro do mercado.
Os diferentes segmentos do mercado de IVD registam diferentes taxas de crescimento.
Em particular, a STRATEC está ativa nos segmentos que, numa perspetiva de longo prazo, apresentam taxas de crescimento acima da média.
Estes são, por exemplo, o diagnóstico molecular e os processos de imunodiagnóstico altamente sensíveis.
STRATEC
A empresa concebe e fabrica instrumentos analíticos automatizados para diagnóstico clínico e investigação em ciências da vida, bem como consumíveis relacionados.
Estes dispositivos são utilizados para diagnosticar e monitorizar doenças.
Os clientes da STRATEC incluem a Roche, a Danaher e a Thermo Fisher, que comercializam os sistemas, o software e os consumíveis, geralmente com os seus próprios reagentes, para laboratórios de referência, bancos de sangue e institutos de investigação.
A produção industrial de máquinas de diagnóstico in vitro é atualmente externalizada em 40%, contra 27% há uma década.
A STRATEC beneficia do facto de as empresas de diagnóstico pouparem tempo e dinheiro ao abandonarem o desenvolvimento interno de máquinas.
No primeiro semestre de 2023, as vendas da empresa foram de 125 milhões de euros, uma queda anual de 8,9 por cento.
Para 2023, a Brown Capital Management Mutual Funds espera que o crescimento das receitas desta empresa recupere para um aumento de 8-12%, mas as margens podem permanecer sob pressão, resultando num intervalo de EBIT esperado de 12-14% por cento.
A força das receitas provém dos sistemas recém-lançados, uma vez que os sistemas existentes permanecem fracos após a forte procura durante o período da pandemia de Covid-19.