O México está mantendo seu mercado aberto às importações de frango do Brasil como uma medida de combate à inflação.
Em 2024, as importações mexicanas de frango do Brasil atingiram um recorde de US$ 534 milhões, um aumento de 7% em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Importações de frango do Brasil
Com esse crescimento, o México passou da sexta posição em 2023 para a quarta em 2024 entre os principais destinos das exportações brasileiras de frango.
As estatísticas acima se referem a cortes e miúdos de frango congelados (outros).
O Decreto Presidencial Anti-Inflação do México vigorará até 2025. Seu objetivo é reduzir o impacto da seca sobre os preços dos alimentos e fortalecer as alianças comerciais.
Esse decreto permite que determinados produtos agrícolas entrem no México sem tarifas. Dessa forma, os parceiros que não possuem um Tratado de Livre Comércio (TLC) podem acessar o mercado mexicano.
As importações de frango brasileiro no México, em milhões de dólares, são mostradas abaixo:
- 2020: 9.
- 2021: 159.
- 2022: 334.
- 2023: 367.
- 2024: 534.
Inflação
Os benefícios se aplicam apenas às empresas do Registro de Importadores de Produtos da Cesta Básica de Alimentos. Além disso, em seu artigo primeiro, o decreto atualiza as posições do Sistema Harmonizado (SH), seguindo a versão de 6 de janeiro de 2023.
A prorrogação estará em vigor até 31 de dezembro de 2025. No entanto, as empresas registradas poderão aproveitar esses benefícios até 31 de março de 2026.
O Brasil foi o principal beneficiário da eliminação das tarifas sobre as importações de carne de aves para o México. Essa medida, implementada como parte do Pacic (Pacote de Combate à Inflação e à Deficiência), tem como objetivo conter os aumentos de preços.
A partir de 17 de maio de 2022, o México eliminou unilateralmente as tarifas sobre determinados produtos de carne de aves de países sem acordos comerciais.
No quarto trimestre de 2024, a inflação geral ao consumidor no México continuou a cair e atingiu 4,5% a/a. Esse número representa uma redução de 0,0 ponto percentual. Esse número representa uma redução de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, a maior queda desde o terceiro trimestre de 2023, de acordo com as estatísticas do Banco do México.
Em nível global, a inflação também apresentou uma tendência de queda na maioria dos países, aproximando-se das metas de seus bancos centrais. Entretanto, foram observadas altas devido a aumentos nos preços de energia, alimentos e inflação básica.