O México liderou as exportações de serviços na América Latina e no Caribe em 2023, informou a CEPAL.
Nessa região, as vendas externas de serviços foram de US$ 227.000 milhões em 2023.
As exportações mexicanas totalizaram 56,75 bilhões de dólares e representaram 25% do total nesse ranking.
Em 2023, as cinco primeiras posições foram ocupadas pelos seguintes países, em milhões de dólares:
- México: 56.750.
- Brasil: 45.400.
- Panamá: 18.160.
- Argentina: 15.890.
- Colômbia: 15.850.
Exportações de serviços na América Latina
Como os serviços se diferenciam dos produtos? Um aspecto crucial tem a ver com o imediatismo da relação entre fornecedor e consumidor.
Os serviços de hospedagem exigem que o cliente esteja presente. Da mesma forma, um serviço de spa não pode ser transportado.
Situações semelhantes ocorrem em muitos outros casos. Por exemplo, em uma barbearia ou em um restaurante.
Como ocorre o comércio internacional de serviços? Quando o consumidor tem de ir até o fornecedor ou o fornecedor tem de ir até o consumidor. Mas também há exceções.
Os rápidos avanços na tecnologia da informação e o crescimento das cadeias globais de valor estão tornando mais serviços comercializáveis internacionalmente.
Além disso, os prestadores de serviços não precisam mais estar no mesmo local que o cliente. Por exemplo, um arquiteto pode enviar as plantas de um edifício em formato eletrônico para uma empresa contratante em qualquer lugar do mundo.
Turismo e transporte
A CEPAL informou que a liderança do México se deve principalmente ao seu papel de destaque no setor de turismo, que responde por mais de um terço das exportações da região.
O México também é o segundo maior fornecedor de transporte e serviços modernos.
O Brasil é o principal exportador de serviços modernos da região. E o Panamá é o maior exportador de serviços de transporte.
A Argentina é o quarto maior exportador regional de serviços em geral e o terceiro maior exportador de serviços modernos.
As exportações de serviços na América Latina e no Caribe incluem turismo, transporte, serviços financeiros, uso de propriedade intelectual, serviços de telecomunicações e informação, serviços governamentais e outros serviços profissionais, desde serviços contábeis até serviços jurídicos.