21 de Novembro de 2024

Portada » México nega ser um trampolim para produtos chineses nos Estados Unidos

México nega ser um trampolim para produtos chineses nos Estados Unidos

19 noviembre, 2024
Portugués
México nega ser um trampolim para produtos chineses nos Estados Unidos

O Ministério da Economia negou que o México seja um trampolim para produtos chineses nos Estados Unidos.

“Nos Estados Unidos há uma esquizofrenia em relação à questão da China”, disse o subsecretário de Comércio Exterior, Luis Rosendo Gutiérrez, em uma coletiva de imprensa na terça-feira.

“Dizem que o México é o trampolim para os produtos chineses chegarem aos Estados Unidos. E quando analisamos os dados, ficamos muito impressionados porque é uma narrativa que está praticamente em todos os produtores dos Estados Unidos ou em todos os empresários dos Estados Unidos e agora está começando também no Canadá”, acrescentou o funcionário.

Trampolim para produtos chineses

De acordo com um relatório da Comissão de Revisão Econômica e de Segurança EUA-China, a economia da China é líder na fabricação e exportação de produtos, incluindo painéis solares e veículos elétricos

No entanto, a exportação de capacidade excedente da China está provocando reações mais agressivas de seus principais parceiros comerciais. Como resultado, os Estados Unidos, a União Europeia e outros países impuseram tarifas.

Ao mesmo tempo, a incerteza econômica na China e as crescentes tensões geopolíticas estão afetando o investimento estrangeiro nesse país. Além disso, uma mudança nas importações dos EUA para o México, o Vietnã e outras economias indica uma possível diversificação do comércio em relação à China.

IED chinês

A mesma Comissão indicou que, devido à reestruturação deliberada das cadeias de suprimentos para evitar as tarifas dos EUA, muitas importações de terceiros países ainda contêm peças e materiais originários da China.

Gutierrez acrescentou que, quando os dados são analisados, é possível demonstrar que o México não é um trampolim para os produtos chineses chegarem aos EUA. Ele também destacou que 70% das importações da China para o México são feitas por empresas estrangeiras.

Abaixo está o Investimento Estrangeiro Direto da China para a América do Norte de 2016 a 2023, em milhões de dólares:

  • Estados Unidos: 269.066.
  • Canadá: 124.640.
  • México: 1.684.
  • América do Norte: 395.390.

“A única coisa pela qual os Estados Unidos e o Canadá podem nos recriminar é por inventar uma narrativa como a da China, mas é uma invenção porque, se analisarmos de 2016 até hoje todos os investimentos chineses nos Estados Unidos, todos os investimentos chineses no Canadá e todos os investimentos chineses no México e compararmos, os Estados Unidos têm 150 vezes mais investimentos estrangeiros do que nós”, disse Gutiérrez. 

 

[themoneytizer id="51423-6"]