O Secretário de Economia, Marcelo Ebrard, anunciou na quinta-feira que o governo mexicano reabrirá o escritório da Secretaria de Economia em Washington.
Esse escritório de representação comercial foi fechado no início de 2023, juntamente com o escritório que o México tinha em Genebra, Suíça, sede da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Ebrard informou sobre a reabertura do escritório de representação comercial após uma reunião que teve com três altos funcionários dos EUA na Casa Branca.
Lá, Ebrard teve reuniões privadas com o Secretário de Comércio Howard Lutnick, o Representante Comercial dos EUA (USTR) Jamieson Greer e o Conselho Econômico do Presidente Kevin Hasset em Washington.
O principal assunto que ele discutiu com as autoridades americanas foi a tarifa global de 25% que o presidente dos EUA, Donald Trump, ordenou que fosse imposta a partir do próximo dia 4 de março, após uma pausa de um mês.
Escritório da Secretaria de Economia em Washington
Em 2019, o Ministério da Economia fechou suas representações comerciais mexicanas no Uruguai, Canadá, França, China, Japão e Bélgica, como parte de uma política de austeridade.
Após sair das reuniões com Lutnick, Greer e Hasset, o Secretário de Economia disse que eles levantaram suas preocupações sobre o déficit comercial dos EUA e sua intenção de reduzir sua dependência da Ásia.
Por sua vez, Ebrard expressou a preocupação do México com a imposição de tarifas americanas, mas acrescentou que está feliz com o início do diálogo e que vai “trabalhar duro nesse relacionamento”.
Para esse diálogo, Ebrard viajará frequentemente a Washington.
Ele disse que pretende “buscar pontos em comum”.