O governo mexicano está prestes a publicar uma regulamentação relacionada à infraestrutura de carregamento de carros elétricos.
Para isso, a Comissão Reguladora de Energia (CRE) enviou à Comissão Nacional de Melhoria Regulatória (Cofemer) a revisão de um regulamento.
O regulamento estabelece diretrizes para o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento, a fim de acelerar e regular a instalação de centros de carregamento para veículos elétricos (EVs), híbridos plug-in e híbridos.
Infraestrutura de carregamento
O regulamento também visa desenvolver padrões para o descarte final de baterias e introduzir Disposições Administrativas Gerais (DACG) sobre eletromobilidade para integrar a infraestrutura de recarga ao Sistema Elétrico Nacional (SEN).
Além disso, aborda o desenvolvimento de uma rede inteligente e as tarifas das estações de recarga.
O governo federal planeja regulamentar a conexão ordenada da infraestrutura de carregamento para VEs e veículos elétricos plug-in (PHEVs) com segurança ao Sistema Elétrico Nacional e o desenvolvimento de uma plataforma digital para acompanhar a evolução da infraestrutura de carregamento no México.
Carros elétricos
O governo definiu os seguintes objetivos específicos:
- Estabelecer os requisitos gerais a serem cumpridos pelos interessados em integrar a infraestrutura de carregamento de VE e VEHC no SEN.
- Promover a participação de pessoal qualificado na instalação e conexão de equipamentos dedicados ao carregamento de VEs e VEHCs, que receberão fornecimento de eletricidade do SEN.
- Estabelecer as informações que os usuários finais e os fornecedores terão de fornecer. Essas informações permitirão a integração de uma plataforma de dados públicos relevantes sobre a infraestrutura de carregamento de VEs e VEHCs.
Com a implementação do projeto de regulamentação, o objetivo é fornecer segurança aos usuários finais sobre os requisitos a serem atendidos ao enviar sua solicitação e aos fornecedores na atenção a essas solicitações.
Além disso, com a participação de pessoal qualificado e o uso de equipamentos certificados ou homologados, espera-se reduzir o risco de acidentes ou falhas. Isso dará aos usuários finais a confiança de que a infraestrutura de carregamento instalada em suas propriedades -como apartamentos, shopping centers, postos de gasolina, terminais elétricos e estações de carregamento públicas- é segura e durável.