27 de Janeiro de 2025

Portada » Nearshoring e as exportações do México: um recorde de alta

Nearshoring e as exportações do México: um recorde de alta

18 enero, 2025
Portugués
Nearshoring e as exportações do México: um recorde de alta

O Fundo México destacou a relação entre o nearshoring e as exportações do México com um efeito positivo em 2024.

Nos primeiros 11 meses de 2024, o México exportou produtos com um valor alfandegário de US$ 565,413 bilhões, um aumento de 4,0% em relação ao ano anterior.

Para todo o ano de 2024, espera-se que as exportações mexicanas ultrapassem 600 bilhões de dólares.

Em 2023, essas vendas externas foram de 593,012 bilhões de dólares, um aumento de 2,6% em relação a 2022.

Nearshoring e as exportações do México

De acordo com o The Mexico Fund, o comércio internacional do México continua atingindo níveis recordes. Os sinais de nearshoring são positivos, pois o país conseguiu se beneficiar das reorganizações do comércio global. Atualmente, o México ocupa o primeiro lugar em participação de mercado nas importações dos EUA, ultrapassando a China.

Por outro lado, o anúncio de novos investimentos estrangeiros teve um efeito positivo nos principais setores. Isso impulsionou a demanda por eletricidade e imóveis industriais. No longo prazo, esses fatores podem contribuir significativamente para o crescimento econômico do país.

Investimento estrangeiro

O mercado acionário mexicano tem uma perspectiva positiva devido aos fundamentos macroeconômicos estáveis. O Mexico Fund prevê uma melhora até 2025, impulsionada pela consolidação fiscal anunciada pelo governo.

Além disso, as avaliações de vários emissores mexicanos são atualmente atraentes. Muitos deles estão sendo negociados com descontos significativos em relação às suas médias históricas, apesar do fato de que grande parte de suas receitas é denominada em moedas fortes.

Além disso, espera-se que as taxas de juros nominais e reais diminuam nos próximos meses. Esse cenário, combinado com o impulso do nearshoring, está começando a atrair mais investimentos estrangeiros. Isso poderia apoiar o crescimento econômico sustentável de longo prazo, desde que a nova administração mantenha o perfil de risco do país em níveis adequados.

O Fundo, por sua vez, conseguiu manter suas despesas operacionais baixas e continua com sua política de distribuição de dividendos (PDM), oferecendo uma taxa de distribuição atraente que aumenta o interesse de seus acionistas.

Embora o ambiente de curto prazo seja incerto devido à mudança de governo no México e às eleições presidenciais nos EUA, o Conselho de Administração e o Consultor do Fundo continuam otimistas. Eles estão confiantes de que o Fundo continuará a gerar valor a longo prazo por meio de investimentos estratégicos em empresas mexicanas adaptadas ao ambiente atual. Além disso, eles priorizam fortes padrões ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG).

 

 

[themoneytizer id="51423-6"]