Taruk significa “roadrunner” na língua Yaqui e é o primeiro ônibus elétrico mexicano.
A MegaFlux, uma empresa 100% mexicana, criou e desenvolveu esse veículo, bem como sua bateria elétrica.
O ônibus é ideal para as cidades do México, devido ao seu design adaptado às condições específicas das áreas urbanas do país.
Taruk
Com capacidade para 60 passageiros, o Taruk é adequado para uso no centro de grandes metrópoles, bem como na periferia e nas 67 cidades de médio porte do país.
Além disso, sua fabricação local permite um serviço mais eficiente e rápido. Isso impulsiona o desenvolvimento da infraestrutura urbana e oferece mobilidade sustentável com zero emissões.
A Taruk combina inovação tecnológica e eficiência econômica. Ao mesmo tempo, reforça o compromisso com o meio ambiente. Graças à sua tecnologia de emissão zero, ele reduz a poluição nas cidades. Ele melhora a qualidade do ar e reduz o impacto do transporte urbano sobre as mudanças climáticas.
Essa alternativa de mobilidade limpa representa um passo fundamental para um futuro mais sustentável e saudável. Ele também foi testado com sucesso na Rede de Transporte de Passageiros da Cidade do México (RTP).
Especificações técnicas
- Marca: Dina-MegaFlux.
- Modelo: Taruk.
- Combustível: motor elétrico.
- Capacidade: 60 passageiros.
- Assentos: 28.
- Comprimento (LT): 9.522 mm.
- Distância entre eixos (R.D.): 4.780 mm.
- Peso bruto do veículo (gvw): 13.500 kg.
Fabricado no México
Em um evento realizado no Ministério da Economia, na Cidade do México, Roberto Gottfried, diretor da MegaFlux, enfatizou que o ônibus foi projetado e patenteado no México. Ao contrário de outros modelos, ele não requer a adaptação de versões estrangeiras.
Durante a cerimônia, o Secretário de Economia, Marcelo Ebrard, entregou ao Taruk a certificação oficial “Made in Mexico”. Esse reconhecimento reforça sua importância como uma inovação nacional.
Por outro lado, Claudia Agatón Muñiz, prefeita de Ensenada, confirmou que seu município incorporará unidades Taruk no transporte público. Com essa medida, ela busca promover a eletromobilidade e fortalecer a tecnologia mexicana.
Altagracia Gómez também destacou o papel estratégico da MegaFlux e da Gottfried no desenvolvimento do projeto. Ela também reconheceu o histórico da DINA e suas alianças com marcas internacionais. Por fim, Taruk contou com o apoio de instituições importantes, como Conacyt, UNAM e IPN.