A competitividade do sector transformador do México reflectiu-se no crescimento das exportações automóveis mexicanas.
Depois de cair a uma taxa anual de 16,8% em 2020, afetada pela pandemia de Covid-19, as vendas externas da indústria automóvel do México aumentaram três anos consecutivos a taxas de dois dígitos.
Qual foi a sequência? Primeiro cresceram 13,8% em 2021, depois avançaram 18,2% em 2022 e finalmente subiram 14,3% em 2023.
Entre os pontos fortes da indústria automotiva mexicana estão os seguintes:
- Atratividade do México devido à estratégia de relocação para vender no mercado norte-americano.
- Mão de obra qualificada.
- Maior conteúdo regional exigido pelo Tratado entre o México, os Estados Unidos e o Canadá (T-MEC) para evitar o pagamento de tarifas no comércio automóvel.
- Disponibilidade de factores de produção nacionais, como o aço.
- Uma indústria de autopeças altamente competitiva.
- Localização e logística.
- Acordos comerciais.
Sector transformador
Até agora, o crescimento das exportações de automóveis do México tem-se mantido a taxas anuais de dois dígitos: de janeiro a abril de 2024 aumentaram 10,4%, para 61,881 mil milhões de dólares, de acordo com dados do Inegi.
A Macquarie Asset Management México acredita que o sector industrial mexicano continua a ser altamente competitivo devido aos custos relativamente baixos combinados com uma elevada produtividade, especialmente em comparação com outras grandes economias emergentes como a China, a Índia e o Brasil.
Em geral, a deslocalização confere às empresas transformadoras sediadas no México uma vantagem significativa sobre os fabricantes asiáticos no que respeita aos produtos comercializados no mercado dos EUA.
Regras de origem
O sector industrial mexicano tem acesso aos mercados dos EUA e do Canadá através do T-MEC e a outras grandes regiões económicas e blocos comerciais através de outros acordos de comércio livre.
O México dispõe de condições privilegiadas para acolher um sector industrial competitivo e inovador e a sua localização geográfica favorável proporciona uma base logística competitiva para chegar a todos os principais mercados.
No sector da produção automóvel, o T-MEC aumenta o conteúdo de valor regional (RVC) de 62,5% para 75%, com uma nova metodologia.
Parques industriais no sector da indústria transformadora
A longo prazo, a Macquarie Asset Management México espera um aumento da procura de espaços industriais em diferentes mercados de indústrias emergentes, tais como logística e comércio eletrónico baseado na distribuição, eletrónica e fabrico de equipamento médico.