A Representação Comercial dos Estados Unidos (USTR) questionou a regulamentação da Lei de Infraestrutura de Qualidade do México.
O México publicou em agosto de 2024 um projeto de regulamentação para implementar a Lei de Infraestrutura de Qualidade, em vigor desde julho de 2020. O documento foi publicado no site da Comissão Nacional de Aperfeiçoamento Regulatório (Conamer).
Os Estados Unidos reagiram com profunda decepção. Em seus comentários enviados ao México, criticaram o curto prazo de 10 dias úteis para enviar comentários sobre a minuta. Além disso, expressou preocupação com o impacto da regulamentação.
Lei de Infraestrutura
Em particular, ela apontou a falta de consideração das normas internacionais e dos procedimentos de avaliação de conformidade no desenvolvimento das regulamentações técnicas mexicanas. Por isso, solicitou maior clareza sobre esses aspectos.
No relatório Barriers to Foreign Trade 2025, o USTR disse que os EUA continuarão a monitorar o progresso da regulamentação. Também insistirá para que o México cumpra seus compromissos com o Acordo México-EUA-Canadá (T-MEC).