O México oferece oportunidades de eletromobilidade em vários nichos devido às novas tecnologias e aos menores volumes de produção exigidos no setor de autopeças.
Em geral, quando uma empresa busca entrar em mercados já consolidados, é mais difícil, mas agora a tecnologia está facilitando isso no campo da eletromobilidade, destacou Francisco González, presidente da Indústria Nacional de Autopeças (INA).
No México, a administração da presidente Claudia Sheinbaum planeja lançar o Programa de Desenvolvimento Tecnológico para Inovação, que inclui a produção do Olinia, um pequeno carro elétrico.
“Há possibilidades e nichos em que você pode começar a produzir do zero e não precisa competir com ninguém”, disse Gonzalez, ao participar na semana passada do XXX Congresso Mexicano de Comércio Exterior, organizado pelo Conselho Mexicano de Comércio Exterior, Investimento e Tecnologia (Comce), na cidade de Aguascalientes.
Oportunidades de eletromobilidade
Com relação à quantidade, Gonzalez disse que costumava haver três grandes montadoras de automóveis nos Estados Unidos e outras 15 em todo o mundo. Hoje, porém, há entre 50 e 60 no setor de eletromobilidade com volumes de produção menores.
Por exemplo, se antes eram produzidas 250.000 picapes por ano em uma fábrica, as fábricas de eletromobilidade podem produzir até 20.000 unidades por ano.
“Isso permite que novas tecnologias, como a impressão 3D, sejam uma possibilidade de vender peças automotivas”, disse González.
Globalmente, o futuro da eletromobilidade é basicamente o futuro dos eletrônicos de consumo, a direção conectada.
Portanto, em particular, há oportunidades em eletromobilidade no lado do desenvolvimento de software.
Um exemplo dado por González: as linhas de código necessárias para navegadores como o Google Chrome ou o Safari são de cerca de 1,5 milhão, enquanto o número correspondente para uma aeronave grande como o Dreamliner 787 é de cerca de 14 milhões de linhas e, no devido tempo, o de um veículo de direção autônoma será de 150 milhões de linhas.
A eletromobilidade oferece muitas oportunidades a países e regiões. Por um lado, ela permite que eles superem os padrões de transporte dependentes de carbono. Por outro lado, ela apoia a eficiência econômica. Ela também ajuda a evitar ou reduzir os impactos negativos, como a poluição do ar e o congestionamento do tráfego.