A União Europeia, os Estados Unidos e a Arábia Saudita assumiram as primeiras posições entre os maiores exportadores de combustíveis e produtos de mineração em 2023.
Esse conjunto de produtos inclui minerais, combustíveis e metais não ferrosos.
Exportações de combustíveis e produtos de mineração
A União Europeia foi a líder nesse ranking, com 686 bilhões de dólares.
Para a compilação dessas estatísticas, a Organização Mundial do Comércio (OMC) informa que a participação das vendas externas de produtos de cada economia é calculada usando o comércio mundial, incluindo o comércio intra-UE.
No caso da União Europeia, que só informa suas transações como um bloco, sua cobertura é calculada com base no comércio mundial, excluindo o comércio intra-UE.
Exportadores de combustíveis
Os maiores exportadores mundiais de combustíveis e produtos de mineração são apresentados aqui, em milhões de dólares:
- União Europeia: 686.000.
- Estados Unidos: 379.000.
- Arábia Saudita: 269.000.
- Austrália: 260.000.
- Emirados Árabes Unidos: 236.000.
- Rússia: 230.000.
- Canadá: 182.000.
- Noruega: 130.000.
- Iraque: 106.000.
- Índia: 106.000.
Transição energética
É difícil precisar como e com que rapidez a transição energética global se desenvolverá.
Do ponto de vista da empresa petrolífera australiana Woodside Energy Group, é provável que essa transição varie de país para país, pois cada um parte de situações diferentes, com diferentes necessidades de desenvolvimento, recursos e capacidades.
No entanto, a escala da transição é mais óbvia: ela exigirá um investimento maciço de trilhões de dólares, distribuído ao longo de várias décadas.
De acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), a projeção é de que serão necessários US$ 150 trilhões em investimentos cumulativos até 2050.
O mercado de minerais e metais essenciais é fundamental para a transição energética. Em primeiro lugar, a infraestrutura de energia limpa depende desses recursos. Além disso, a disponibilidade de matérias-primas é fundamental. Portanto, a transição para uma energia mais sustentável depende da garantia dessas matérias-primas.
A M2i Global destaca que o níquel, o lítio, o cobalto e o grafite são usados em baterias. Os minerais de terras raras, como o neodímio e o samário, são essenciais para ímãs de turbinas eólicas e motores elétricos.
Em suma, sem esses recursos, a transição será difícil. Portanto, a abertura para as exportações de combustíveis e produtos de mineração também é importante.