O Ministério da Economia anunciou três incentivos fiscais que o governo federal concederá às empresas que se instalarem nos polos de desenvolvimento do Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec (CIIT).
Para começar, o Ministério da Fazenda e Crédito Público (SHCP) concederá depreciação acelerada nos primeiros seis anos de operação.
Em segundo lugar, será concedida uma isenção de IVA nas transações dentro e entre os polos nos primeiros quatro anos, e será permitida a recuperação do IVA nas compras feitas fora dos polos de desenvolvimento.
Por fim, haverá um desconto de 100% no imposto de renda (ISR) durante os três primeiros anos de operação. Além disso, 50% serão concedidos nos três anos seguintes; entretanto, se as empresas excederem as metas de emprego, o desconto poderá ser de até 90%.
Incentivos fiscais
A estrutura tributária federal do México inclui impostos diretos, principalmente na forma de imposto de renda, e impostos indiretos, principalmente na forma de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e impostos especiais, como o Imposto Especial sobre Produtos e Serviços (IEPS).
Embora o IVA mexicano seja cobrado a duas alíquotas fixas: 8% na Zona Franca da Fronteira Norte e 16% no restante do país, o IVA é repassado pela cadeia de fabricação e distribuição e é repassado como parte do preço de compra ao consumidor.
Em 30 de dezembro de 2020, foi publicado um decreto presidencial prorrogando até 2024 a validade do IVA de 8% e do crédito fiscal equivalente a um terço do imposto de renda acumulado na Zona Franca da Fronteira Norte.
No mesmo dia, outro decreto presidencial também prorrogou até 2024 o IVA de 8% e o crédito tributário equivalente a um terço do imposto de renda obtido em determinados municípios na fronteira sul.
Outros apoios atuais
O IMMEX é um instrumento de promoção de exportação que pode ser usado por empresas que importam mercadorias temporariamente e que realizam um processo industrial ou de serviços destinado à fabricação, transformação ou reparo e/ou à prestação de serviços de exportação.
Além disso, o IMMEX oferece a possibilidade de importar mercadorias em um regime temporário, adiando o pagamento do imposto geral de importação, do IVA e, quando aplicável, dos direitos compensatórios.
Por outro lado, os Programas de Promoção Setorial destinam-se a pessoas jurídicas que produzem determinados bens, por meio dos quais elas têm permissão para importar, com tarifas preferenciais, vários bens a serem usados na produção de produtos específicos, independentemente de os bens a serem produzidos serem destinados à exportação ou ao mercado interno.
O governo mexicano concede incentivos específicos, como para eletromobilidade, equipamentos médicos e elétricos e para o setor de eletrônicos.
Além disso, as importações temporárias são isentas de impostos (0%) sobre bens destinados à produção de bens de exportação.
Outro incentivo é a isenção de ISAN para a exportação final de automóveis e a venda de veículos elétricos, híbridos ou movidos a hidrogênio.
O valor do conteúdo regional para aplicação do T-MEC é de 60 a 75% no caso de veículos elétricos.