O Canadá, o México e a China foram os três principais destinos das exportações dos EUA no período de janeiro a julho de 2023.
Os valores totais foram os seguintes: os bens dos EUA foram vendidos ao Canadá por US $ 206,537 bilhões, sem variação percentual; ao México por US $ 186,958 bilhões (-0,5%); e à China por US $ 83,248 bilhões (-1,1%).
Globalmente, as exportações de mercadorias dos Estados Unidos totalizaram 1.164,93 bilhões de dólares, o que representa uma redução de 2% em relação aos primeiros sete meses de 2022.
Olhando para o futuro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento do PIB mundial de 3,0% em 2023 e 2024.
O FMI prevê também que o crescimento do PIB nas economias emergentes da Ásia aumente de 4,5% em 2022 para 5,3% em 2023 e que cresça mais 5,0% em 2024.
Prevê-se que a inflação diminua de 8,7% em 2022 para 6,8% em 2023 e 5,2% em 2024, de acordo com o FMI.
Embora o crescimento na China continue lento, o governo do país comprometeu-se recentemente a adotar várias medidas para estimular a demanda dos consumidores. Entre essas ações, estão medidas para atender às necessidades dos compradores de imóveis, com o objetivo de apoiar o setor imobiliário nacional.
Exportações dos EUA
A nível mundial, começaram a surgir expectativas de uma descida da inflação e de uma melhoria das perspectivas de crescimento.
Embora a inflação de base, que exclui os preços mais voláteis da energia e dos produtos alimentares, se mantenha acima dos objectivos da maioria dos bancos centrais, começou a diminuir gradualmente, suscitando esperanças de uma chamada «aterragem suave».
O mercado mundial de matérias-primas enfrenta atualmente grande incerteza, em grande parte devido à tensão geopolítica relacionada ao conflito entre a Ucrânia e a Rússia, além da crise anterior da cadeia de abastecimento resultante da Covid-19.
O Banco Mundial indicou que os preços das matérias-primas deverão continuar elevados até o final de 2024.
No caso do Canadá, os EUA exportam principalmente automóveis, óleos de petróleo (exceto petróleo bruto) e veículos de mercadorias. Para o México, as exportações incluem óleos de petróleo (exceto petróleo bruto), peças de automóvel e gás. Já para a China, os principais produtos comercializados são soja, circuitos integrados eletrônicos e petróleo.