Os quatro principais sectores de exportação do México são o petróleo, a agricultura, as indústrias extractivas não petrolíferas e a indústria transformadora.
De janeiro a julho de 2023, o México exportou bens no valor de 339.518,9 milhões de dólares, um aumento de 3,8% em termos anuais.
As exportações de petróleo caíram 24,2 por cento nos primeiros sete meses do ano em curso, para 18.491,5 milhões de dólares, e as vendas agrícolas subiram 3,2 por cento, para 13.651,0 milhões.
Ao mesmo tempo, as vendas da indústria extractiva estrangeira não petrolífera totalizaram 5.580,5 milhões de dólares, um aumento de 3,9 por cento, e as exportações da indústria transformadora subiram 6,2 por cento para 301.795,9 milhões.
De acordo com o Congresso dos EUA, as relações entre os EUA e o México serão provavelmente postas à prova em 2023 devido às tensões nas relações em matéria de segurança e energia e às preocupações dos EUA com os direitos humanos, o enfraquecimento das instituições democráticas mexicanas e o papel crescente dos militares na economia e na sociedade do México.
A maioria dos especialistas defende que a melhor forma de ambos os países enfrentarem estes desafios é continuar a trabalhar em conjunto e com o Canadá para garantir os melhores resultados possíveis para a América do Norte.
Sectores de exportação
Uma série de reuniões de alto nível em 2022 e até agora em 2023 mantiveram o diálogo aberto entre as administrações dos presidentes Joe Biden e Andrés Manuel López Obrador.
No entanto, as duras críticas do Congresso dos EUA à incapacidade do México para lidar com o tráfico de fentanil e as críticas mexicanas à intervenção dos EUA, às violações da soberania mexicana e à crescente procura de drogas por parte dos EUA deram origem a novas tensões.
Para além disso, a cooperação bilateral poderá vacilar quando ambos os países realizarem eleições presidenciais em 2024.
É provável que o Congresso mantenha um interesse significativo no México, com o comércio, a segurança, a política de drogas, a migração, a saúde e as questões ambientais como áreas prováveis de financiamento e esforços de supervisão.
Do total das exportações de produtos manufacturados do México nos primeiros sete meses deste ano, 105.354,6 milhões de dólares foram automóveis, um aumento de 17% em relação ao ano anterior, e 196.441,3 milhões de dólares foram não-automóveis, um aumento de 1,2%.