Por uma larga margem, a Índia liderou o ranking dos maiores exportadores de arroz do mundo em 2022.
As exportações de arroz da Índia foram de 10,767 mil milhões de dólares no ano passado, um aumento de 12 por cento em relação a 2021.
De acordo com a Davis Commodities, o tamanho do mercado de arroz na Ásia foi avaliado em US $ 220,1 bilhões em 2021 e deve crescer a uma taxa anual de 2,5% de 2022 a 2026.
O arroz é um alimento básico para a população na Ásia. O desenvolvimento contínuo de máquinas de moagem de arroz e embalagens aprimoradas aumenta a demanda pelo produto.
Além disso, o crescimento da população na Ásia tem um impacto direto. Isso, combinado com o aumento do rendimento disponível, resulta em um crescimento do mercado mundial.
A procura crescente de variedades especiais de arroz aumentou o comércio de arroz de grão longo.
Exportadores de arroz
As mudanças nos estilos de vida e nos hábitos alimentares dos consumidores estão a acelerar o mercado da indústria da comida rápida, o que, por sua vez, está a impulsionar um crescimento significativo do mercado.
Depois da Índia, os maiores exportadores de arroz em 2022 foram: a Tailândia (3 959 milhões de dólares), o Vietname (2 522 milhões de dólares), o Paquistão (2 353 milhões de dólares) e os EUA (1 704 milhões de dólares).
Olhando para o futuro, espera-se que a expansão da indústria alimentar e de bebidas impulsione o crescimento do mercado na Ásia.
Com os fabricantes oferecendo uma ampla gama de produtos, como arroz de jasmim, basmati, branco, castanho, integral e selvagem, entre outros, espera-se que o arroz continue a ser promovido como um alimento básico.
As exportações indianas de todos os tipos de arroz atingiram 21,4 milhões de toneladas em 2021.
Os exportadores de arroz da Índia estimam que as exportações do país podem superar o total combinado das exportações da Tailândia, Vietnã e Paquistão. Esses três países são os maiores exportadores seguintes.
Em 2021, as exportações de arroz não-basmati atingiram um recorde. O total foi de 17,4 milhões de toneladas, de acordo com as estatísticas comerciais oficiais da Índia.