Os cinco países com as maiores reservas de cobre do mundo em 2022 são Chile, Austrália, Peru, Rússia e México, de acordo com estimativas do United States Geological Survey (USGS).
A Southern Copper Corporation informa que o cobre é um componente importante da cadeia de infraestrutura global.
Terceiro metal mais usado depois do ferro e do alumínio, o cobre tem propriedades químicas e físicas exclusivas, como alta ductilidade, maleabilidade, condutividade térmica e elétrica e resistência à corrosão.
Por isso, é considerado um material de primeira qualidade para uso em produtos elétricos e eletrônicos, incluindo componentes de transmissão e geração de energia, que respondem por aproximadamente três quartos do uso global de cobre, e para telecomunicações, construção civil, transporte e maquinário industrial.
O cobre também é um metal importante em aplicações não elétricas, como encanamentos e telhados, e, ligado ao zinco para formar o latão, é usado em muitas aplicações industriais e de consumo.
Reservas de cobre
Depois do Chile (190 milhões de toneladas), as maiores reservas de cobre do mundo estão na Austrália (97 milhões), Peru (81 milhões), Rússia (62 milhões) e México (53 milhões).
Em 2022, o conteúdo de cobre recuperável da produção da mina dos EUA foi estimado em 1,3 milhão de toneladas, um aumento de 6% em relação a 2021, e avaliado em cerca de US$ 11 bilhões, uma queda de 6% em relação aos US$ 11,7 bilhões em 2021.
O Arizona foi o principal estado produtor de cobre e foi responsável por cerca de 70% da produção doméstica.
O cobre foi recuperado ou processado em 25 minas (17 das quais foram responsáveis por mais de 99% da produção da mina), 2 fundições primárias, 2 refinarias eletrolíticas e 14 instalações de eletrolise.
Uma fundição primária adicional e uma refinaria eletrolítica foram fechadas indefinidamente desde outubro de 2019, e uma nova fundição secundária estava em processo de inicialização em setembro.
O cobre refinado e a sucata foram consumidos em cerca de 30 fábricas de latão, 14 fábricas de fio-máquina e 500 fundições e fabricantes diversos.
Os produtos de cobre e ligas de cobre foram usados na construção civil (46%), produtos elétricos e eletrônicos (21%), equipamentos de transporte (16%), produtos de consumo e gerais (10%) e máquinas e equipamentos industriais (7%).