O Acordo de Livre Comércio ASEAN–Coreia (AKFTA) está atualmente passando por um estudo de revisão conjunta.
De acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC), espera-se que o relatório final seja adotado durante a 20ª reunião do AKFTA-IC no segundo trimestre de 2023.
Quanto à Parceria Econômica Abrangente ASEAN-Japão (AJCEP), o acordo foi inicialmente limitado ao comércio de mercadorias, mas capítulos adicionais sobre comércio de serviços, movimento de pessoas físicas e investimento foram acordados em 2016.
Esses capítulos foram incorporados à AJCEP por meio de um Primeiro Protocolo, que a Malásia ratificou em 5 de abril de 2021 e que entrou em vigor (para a Malásia) em 1º de julho de 2021.
A Malásia aplica o cronograma de redução tarifária do AJCEP (no HS17) a partir de 1º de julho de 2020.
A implementação de regras específicas de produtos (também no HS17) no âmbito do AJCEP está programada para 1º de março de 2023.
ASEAN
De acordo com o Acordo-Quadro de Cooperação Econômica Abrangente ASEAN-Índia, as partes concordaram em ativar um comitê conjunto para tornar o Acordo de Comércio de Mercadorias ASEAN-Índia (AITIGA) mais fácil de usar, simples e favorável ao comércio para as empresas.
O Acordo de Comércio de Serviços entre a ASEAN e a Índia e o Acordo de Investimentos entre a ASEAN e a Índia entraram em vigor em 1º de julho de 2015.
As negociações para atualizar o AANZFTA estão em andamento desde outubro de 2020 e espera-se que sejam concluídas até o final de 2022.
Por outro lado, os estados-membros da ASEAN têm buscado a liberalização do comércio com parceiros da região por meio de uma rede de ALCs.
O TLC mais recente da ASEAN -com Hong Kong, China (conhecido como AHKFTA)- foi assinado em março de 2018 e, sujeito aos processos de ratificação interna dos estados membros, entrou em vigor entre junho de 2019 e fevereiro de 2021.
O AHKFTA compreende 14 capítulos que abordam a liberalização do acesso ao mercado, a facilitação do comércio, as regras para promover a confiança no comércio e a cooperação para facilitar o comércio na região.
Os subcomitês sobre regras de origem e investimento estão atualmente trabalhando dentro da estrutura da agenda integrada em suas respectivas áreas.